Agenda setting: the media as builder of social reality
DOI:
https://doi.org/10.5216/35712Keywords:
Agenda Setting. Effects on Long-Term. Social Representations.Abstract
This article discusses the studies of the effects on long-term, focusing on those involving the Agenda Setting. The theoretical current studies the effects of media and has been developed by researchers Maxwell McCombs and Donald Shaw. The research began in the late of 60s during the presidential elections in the United States and developed, whose central premise the assertion that the mass media are able to identify themes and issues of the people’s agenda. This ability indicates a consistency of media in defining the social reality and the power to modify the images in the world. At the end, there is a correlation with the Theory of Agenda Setting and Theory of Social Representations, current Social Psychology. The main authors are McCombs (2009), Wolf (2005), Temer and Nery (2009) and Moscovici (2003).
Downloads
References
BRAGA, C. F.; CAMPOS, P. H. F. Representações sociais, situações potencialmente comunicativas e conflito: o caso da reserva indígena Raposa Serra do Sol (2005-2009). Curitiba: Appris, 2012.
FORMIGA, F. de O. N. A evolução da hipótese de agenda-setting. 2006. 93 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
HOHLFELDT, A. Os estudos sobre a hipótese de agendamento. Revista Famecos, Porto Alegre, n. 7, p. 42-51, nov. 1997.
MCCOMBS, M. Estabeleciendo la agenda. Barcelona: Ediciones Paidós Ibérica, 2006
MCCOMBS, M. A Teoria da Agenda: a mídia e a Opinião. Rio de Janeiro: Vozes, 2009.
MOSCOVICI, S. Representações Sociais. Investigações em Psicologia Social. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
NASCIMENTO-SCHULZE, C. M.; CAMARGO, B. V. Psicologia social: representações sociais e métodos. Temas em Psicologia, Santa Catarina, v. 8, n. 3, p. 281-299, 2000.
NERY, V. C. A; TEMER, A. C. R. P. Para entender as Teorias da Comunicação. 2. ed. Uberlândia: Asppectus, 2009.
SPINK, M. J. P. As representações sociais como formas de conhecimento. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 9, n. 3, p. 300-308, 1993.
WOLF, Mauro. Teorias da comunicação de massa. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores dos trabalhos publicados na revista Comunicação e Informação retêm os direitos autorais sem restrições e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial que permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria e o privilégio de publicação primeiramente por esta revista. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
Os direitos autorais dos artigos pertencem aos autores e o conteúdo dos artigos assinados é de responsabilidade exclusiva dos autores.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A revista também se reserva o direito de traduzir o artigo, no todo ou em parte, para o inglês ou para o português, dependendo do idioma em que o artigo tenha sido escrito originalmente.