An introduction to Glauber Rocha’s baroque style: the ambiguous space of Terra em Transe
DOI:
https://doi.org/10.5216/c&i.v8i1.24597Keywords:
Análise fílmica. Estética brasileiras. Dialética.Abstract
Procuramos interpretar o filme Terra em transe (1967), de Glauber Rocha, indicando nas soluções formais de algumas de suas seqüências o encontro de tradições estéticas brasileiras com elementos de uma certa imaginação dialética de inspiração sartreana e marxista. Mediante análise imanente interessada nas leis de unidade da obra, testamos determinados conceitos, como o de barroquismo (proveniente da teoria da arte, história da arquitetura e das artes plásticas) e o de ambigüidade (advindo da fenomenologia e da filosofia existencialista engajada).Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores dos trabalhos publicados na revista Comunicação e Informação retêm os direitos autorais sem restrições e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial que permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria e o privilégio de publicação primeiramente por esta revista. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
Os direitos autorais dos artigos pertencem aos autores e o conteúdo dos artigos assinados é de responsabilidade exclusiva dos autores.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A revista também se reserva o direito de traduzir o artigo, no todo ou em parte, para o inglês ou para o português, dependendo do idioma em que o artigo tenha sido escrito originalmente.