Manutenção da lealdade das audiências ativas

a política de participação on-line de leitores do NYT

Autores

  • Keyse Caldeira de Aquino Macedo Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil, keysecaldeira@gmail.com. https://orcid.org/0000-0002-9926-9784
  • José Carlos Fernandes Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil, zeca@ufpr.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/ci.v27.80087

Palavras-chave:

Jornalismo digital, Política de participação, Moderação, Comentários

Resumo

Este artigo analisa as diretrizes da política de participação para a comunidade on-line de leitores de um dos maiores jornais do mundo (Molina, 2008), o norte-americano The New York Times (NYT). O foco da pesquisa é compreender como as políticas de participação definem estratégias para manter a lealdade das audiências ativas, diante da crise de confiança nas instituições jornalísticas. Optou-se pela abordagem teórico-metodológica da hermenêutica de profundidade de Thompson (2011), que se divide em três fases: análise do contexto sócio-histórico do objeto; análise de conteúdo; e de interpretação. A análise nos evidencia a trajetória do NYT no estímulo ao engajamento e lealdade dos leitores.

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Biografia do Autor

Keyse Caldeira de Aquino Macedo, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil, keysecaldeira@gmail.com.

Doutoranda e mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Paraná. Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná; especialista em Sociologia Política, Relações Internacionais pela UFPR e em Filosofia e Direitos Humanos pela PUCPR. 

José Carlos Fernandes, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil, zeca@ufpr.br

Jornalista. Doutor em Estudos Literários pela UFPR. Professor do Departamento de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPR. Vice líder do Grupo de Pesquisa Click – Comunicação e Cultura Ciber. 

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Publicado

2024-11-07

Como Citar

MACEDO, K. C. de A.; FERNANDES, J. C. Manutenção da lealdade das audiências ativas: a política de participação on-line de leitores do NYT. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 27, p. 91–113, 2024. DOI: 10.5216/ci.v27.80087. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/80087. Acesso em: 18 dez. 2024.