Manutenção da lealdade das audiências ativas

a política de participação on-line de leitores do NYT

Autores

  • Keyse Caldeira de Aquino Macedo Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil, keysecaldeira@gmail.com. https://orcid.org/0000-0002-9926-9784
  • José Carlos Fernandes Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil, zeca@ufpr.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/ci.v27.80087

Palavras-chave:

Jornalismo digital, Política de participação, Moderação, Comentários

Resumo

Este artigo analisa as diretrizes da política de participação para a comunidade on-line de leitores de um dos maiores jornais do mundo (Molina, 2008), o norte-americano The New York Times (NYT). O foco da pesquisa é compreender como as políticas de participação definem estratégias para manter a lealdade das audiências ativas, diante da crise de confiança nas instituições jornalísticas. Optou-se pela abordagem teórico-metodológica da hermenêutica de profundidade de Thompson (2011), que se divide em três fases: análise do contexto sócio-histórico do objeto; análise de conteúdo; e de interpretação. A análise nos evidencia a trajetória do NYT no estímulo ao engajamento e lealdade dos leitores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Keyse Caldeira de Aquino Macedo, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil, keysecaldeira@gmail.com.

Doutoranda e mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Paraná. Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná; especialista em Sociologia Política, Relações Internacionais pela UFPR e em Filosofia e Direitos Humanos pela PUCPR. 

José Carlos Fernandes, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil, zeca@ufpr.br

Jornalista. Doutor em Estudos Literários pela UFPR. Professor do Departamento de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPR. Vice líder do Grupo de Pesquisa Click – Comunicação e Cultura Ciber. 

Referências

BENETTI, Marcia. Os leitores como comunidade discursiva. Estudos em Jornalismo e Mídia, UFSC, vol. 17, n1, p. 182-193, 2020.

BORELLI, Viviane. Espaço para comentários de leitores em sites e perfis de jornais no Facebook: regulação, vigilância e sanções. Revista Fronteiras – estudos midiáticos, Unisinos, vol. 18, n3, p. 230-240, set/dez, 2016.

BORELLI, Viviane. Regramentos e silêncios no processo de interação entre jornais e leitores. In: PERUZZOLO, Adair Caetano; MAGGIONI, Fabiano; CASAGRANDE, Magnos. Imagem: estratégia, recurso e sentido. Santa Maria: FACOS-UFSM, p. 172-187, 2014.

COSTA, Ruthi Manuella de Brito; CARVALHO, Cristiane Portela. Jornalismo e Redes Sociais: novas práticas e reconfiguração. Revista Comunicação & Informação, UFG, Goiânia, v. 24, p. 1-16, 2021.

DOMINGO, David; QUANDT, Thorsten; HEINONEN, Ari; PAULUSSEN, Steve; SINGER, Jane; VUJNOVIC, Marina. Participatory Journalism Practices in the Media and Beyond: An international comparative study of initiatives in online newspapers. Journalism Practice 2, 326-342, 2008.

DOMINGO, David. Fostering and moderating citizen conversations. In: ZION, Lawrie; CRAIG, David (edited). Ethics for digital journalists – emerging best practices. Nova Iorque: Routledge, p. 159-173, 2015.

HISTORY (1835- 2023). The New York Times, New York. Acesso em 04/11/2024. Disponível em: https://www.nytco.com/company/history/our-history/

LIU, J.; McLEOD, D. M. Pathways to news commenting and the removal of the comment system on news websites. Journalism, Thousand Oaks, v. 22, n. 4, p. 867-881, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1464884919849954.

LONGHI, Raquel; FLORES, Ana Marta Moreira; WEBER, Carolina. Os webjornais querem ser rede social? Jornalismo digital: audiovisual, convergência e colaboração. Santa Cruz do Sul: Edunisc, p.18-42, 2011.

KOVACH, Bill; ROSENSTIEL, Tom. The elements of journalism. New York: Crown Publishing, 2014. eBook ISBN 978-0-8041-3679-2

MASIP, Pere; GUALLAR, Javier; PERALTA, Miguel; RUIZ, Carles; SUAU, Jaume. Active audiences and journalism; involved citizens or motivated consumers?, Brazilian Journalism Research, Brasília, v.1, p.234 - 255, nov. 2015.

MASIP, Pere. Investigar el periodismo desde la perspectiva de las audiencias. El profesional de la información, v. 25, n. 3, p. 323-330, maio-jun. 2016.

MACEDO, K. C. A. As interações entre leitores na seção The long read do The Guardian: entre a política editorial de moderação e a participação das audiências ativas. 146 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2020.

MACEDO, K. C. A. Long read no jornalismo digital: as interações entre leitores do The New York Times. In: Enpecom 2021, 2021, Curitiba. XI Enpecom.

MOLINA, Matías. Os melhores jornais do mundo – Uma visão da imprensa internacional. São Paulo: Globo, 2008.

NEWMAN, N., FLETCHER, R., SCHULZ, A., ANDI, S., ROBERTSON, C. T., & NIELSEN, R. K. Reuters institute digital news report 2021. Reuters Institute for the Study of Journalism, 10a edição, 2021. Recuperado de: https://reutersinstitute.politics.ox.ac.uk/digital-news-report/2021.

REINHOLD, Howard. The Virtual Community: Homesteading on the Eletronic Frontier. Massachusetts: MIT Press, 1993.

RUIZ, Carlos; DOMINGO, David; MICÓ, Josep Lluís; DIAZ-NOCI, Javier; MESO, Koldo; MASIP, Pere. Public Sphere 2.0? The Democratic Qualities of Citizen Debates in On-line Newspapers. International Journal of Press/Politics, v.16, p. 463-487, set. 2011.

SAMPAIO, Rafael; LYCARIÃO, Diógenes. Análise de conteúdo categorial: manual de aplicação. Brasília: Enap, 2021.

SWALES, John. Reflections on the concept of discourse community. ASp, n. 69, p.1-13, 2016.

STRÖMBÄCK, J.; TSFATI, Y.; BOOMGAARDEN, H.; DAMSTRA, A.; VLIEGENTHART, R.; LINDHOLM, T. News media trust and its impact on media use: toward a framework for future research. In Annals of the International Communication Association, v. 44, p. 139-156, 2020.

TERMS of service, The New York Times, New York, 19. Dec 2022. Acesso em 13/04/2023.

THE Comments Section. The New York Times, New York. Acesso em 25/07/2023. Disponível em: https://help.nytimes.com/hc/en-us/articles/115014792387-The-Comments-Section

THOMPSON, John B. Ideologia e Cultura Moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. 9a edição. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

TOFF, B.; BADRINATHAN, S.; MONT’ALVERNE, C.; ARGUEDAS, A. R.; FLETCHER, R.; NIELSEN, R. K. What We Think We Know and What We Want to Know: Perspectives on Trust in News in a Changing World. The Reuters Institute for the study of Journalism: Oxford University Press, 2020.

VÁZQUEZ, Ana-Isabel Rodríguez; DRAGOMIR, Marius; LENS, Noelia Francisco. Audiences First: professional profiles, tools and strategies of Digital Newsroom to Connect with the public. In: HERRERO, Jorge Vázquez; RODRÍGUEZ, Alba Silva; REY, Maria-Cruz Negreira; BRAN, Carlos Toural; GARCÍA, Xosé López (editors). Total Journalism. Models, techniques ad challenges. Suíça: Springer, p.211-226, 2022.

ZAMIN, Angela. Jornalismo de referência: o conceito por trás da expressão. Revista Famecos, Porto Alegre, v.21, n.3, p. 918 - 942, set./dez 2014.

Downloads

Publicado

2024-11-07

Como Citar

MACEDO, K. C. de A.; FERNANDES, J. C. Manutenção da lealdade das audiências ativas: a política de participação on-line de leitores do NYT. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 27, p. 91–113, 2024. DOI: 10.5216/ci.v27.80087. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/80087. Acesso em: 17 nov. 2024.