Organização comunicada e as produções de sentido sobre gestão da diversidade

um estudo de caso da consultoria Mezcla

Autores

  • Roseane Andrelo Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, Bauru, São Paulo, Brasil, roseane.andrelo@unesp.br https://orcid.org/0000-0003-4390-4037
  • Leonardo Marques Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, Bauru, São Paulo, Brasil, leonardo.s.marques@unesp.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/ci.v27.74624

Palavras-chave:

Comunicação Organizacional, Ethos Discursivo, Estudo de Caso, Gestão da Diversidade, Consultoria

Resumo

O artigo tem como objetivo principal refletir sobre as relações entre a diversidade/diferença social no contexto organizacional, analisando a posição atribuída/ocupada pela comunicação quando se desenvolve um projeto de diversidade nas organizações. Para tanto, foi realizado um estudo de caso da Mezcla, uma consultoria em gestão da diversidade, com dois instrumentos: análise documental realizada no site da empresa, a partir da dimensão da “organização comunicada” (Baldissera, 2009), e entrevista em profundidade com uma de suas fundadoras. Entre os resultados encontrados, pondera-se que para desenvolver projetos de encontro entre alteridades nas organizações é necessário considerar a comunicação como estruturante nesse processo relacional e, a partir dela, se construir as ações e políticas, alterando a ordem das práticas atuais, nas quais a comunicação é acionada como uma ferramenta de apoio.

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Biografia do Autor

Roseane Andrelo, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, Bauru, São Paulo, Brasil, roseane.andrelo@unesp.br

Possui graduação em Comunicação Social - habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994), mestrado em Comunicação Midiática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e doutorado em Educação Escolar, pela Unesp de Araraquara. Desenvolveu estágio na Université Paris III - Sorbonne Nouvelle, como bolsista da CAPES. É professora da graduação e da pós-graduação da Universidade Estadual Paulista, campus de Bauru. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Relações Públicas e Jornalismo, atuando principalmente nos seguintes temas: rádio, comunicação dirigida, comunicação educativa, educação corportiva, mídia-educação e educação às mídias.

Leonardo Marques, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, Bauru, São Paulo, Brasil, leonardo.s.marques@unesp.br

Graduação em Relações Públicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2021). Mestrando em Comunicação Midiática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

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Publicado

2024-05-22

Como Citar

ANDRELO, R.; MARQUES, L. Organização comunicada e as produções de sentido sobre gestão da diversidade: um estudo de caso da consultoria Mezcla . Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 27, p. 16–38, 2024. DOI: 10.5216/ci.v27.74624. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/74624. Acesso em: 30 jun. 2024.