Pesquisas internacionais sobre fake news e competência em informação no campo da biblioteconomia e ciência da informação
DOI:
https://doi.org/10.5216/ci.v25.69477Palavras-chave:
Fake News. Competência em Informação. Biblioteconomia e Ciência da InformaçãoResumo
O objetivo deste artigo é refletir sobre a literatura do campo da Biblioteconomia e Ciência da Informação no que se refere as competências em informação no contexto das fakes news. Trata-se de um trabalho de cunho reflexivo e exploratório que busca contribuir com as discussões postas no cenário internacional sobre a urgência da participação dos bibliotecários no combate efetivo das fakes news por meio da competência em informação. A Base de Dados LISA (Library Information Science Abstract) da Plafatorma Proquest foi utilizada como fonte de informação. O corpus de análise constitui-se de 34 artigos que foram categorizados por temáticas. Embora os resultados denotem uma série de discussões que permeiam os estudos, destacam-se duas formas pelas quais é possível o engajamento dos bibliotecários no combate às fakes news: 1) propondo ações e/ou programas que busquem o desenvolvimento de competências em informação dos estudantes e demais cidadãos e; 2) desenvolvendo ações e/ou programas de mediação que permitam diminuir o déficit dos usuários em relação aos processos de busca e avaliação de fontes de informação. Entretanto, deve-se reconhecer as limitações contextuais e conjunturais que se interpõem a essa tarefa, e que envolvem desde o contexto das políticas educacionais, variáveis de região para região, até aspectos que incluem a arquitetura de informação que foi sendo forjadas pelas redes sociais em seu desenvolvimento e que se mostrou favorável à difusão das fake news.
Downloads
Referências
ARAUJO, C. A. V. O fenômeno da pós-verdade e suas implicações para a agenda de pesquisa na ciência da informação. Encontros Bibli: revista eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, v. 25, p. 1-17, 2020. DOI: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2020.e72673.
ALMEIDA JUNIOR, M. A. de. Mediação e mediadores nos fluxos tecnoculturais contemporâneos. Informação e Informação, Londrina, v. 19, n. 2, p. 191-214, 2014.
ALMEIDA JUNIOR, M. A. Mediação da informação: um conceito atualizado. In: BORTOLIN, S.; SANTOS NETO, J. A.; SILVA, R. J. (Org.). Mediação oral da informação e da leitura. Londrina: Abecin, 2015. p. 9-32.
BARTLETT, J.; MILLER, C. Truth, lies and the Internet: exploring digital fluency. School Librarian, New York, v. 60, n. 1, 2012. Disponível em: https://go.gale.com/ps/anonymous?id=GALE%7CA287391200&sid=googleScholar&v=2.1&it=r&linkaccess=abs&issn=00366595&p=AONE&sw=w. Acesso em: 10 de dez. de 2020.
BAWDEN, D.; ROBINSON, L. Curating the infosphere: Luciano Floridi’s Philosophy of Information as the foundation for library and information Science. Journal of Documentation, United Kingdom, v. 74, n. 1, p. 2-17, 2018. DOI: https://doi.org/10.1108/JD-07-2017-0096.
BAXTER, G.; MARCELLA, R.; WALICKA, A. Scottish citizens’ perceptions of the credibility of online political 'facts' in the 'fake news' era: an exploratory study. Journal of Documentation, United Kingdom, v. 75, n. 5, p. 1100-1123, 2019. DOI: https://doi.org/10.1108/JD-10-2018-0161.
BELLUZZO, R. C. B. O estado da arte da competência em informação (CoInfo) no Brasil: das reflexões iniciais à apresentação e descrição de indicadores de análise. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 13, 2017. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/648. Acesso em: 10 de dez. de 2020.
BLASCO-BLASCO, O.; RODRÍGUEZ-CASTRO, M.; TÚÑEZ-LÓPEZ, M. Composite indicators as an innovative methodology for Communication Sciences: implementation for the assessment of European public service media. Profesional de la información, Espanha, v. 29, n. 4, e290437, 2020. DOI: https://doi.org/10.3145/epi.2020.
BRISOLA, A. C.; ROMEIRO, N. L. A competência crítica em informação como resistência: uma análise sobre o uso da informação na atualidade. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 14, n. 3, p. 68-87, 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/100164. Acesso em: 05 de abr. de 2021
BURBULES, N. C. Paradoxes of the Web: the ethical dimensions of credibility library trends. Ethical Issues of Information Technology, Chicago, v. 49, n. 3, p. 441-453, 2001. Disponível em: https://www.ideals.illinois.edu/handle/2142/8352. Acesso em: 10 de dez. de 2020.
BURKHARDT, J, M. Can we save ourselves. Library Technology Reports, Chicago, v. 53, n. 8, 2017. Disponível em: https://journals.ala.org/index.php/ltr/article/view/6500. Acesso em: 10 de dez. de 2020.
BUSCHMAN, J. Good news, bad news, and fake news: going beyond political literacy to democracy and libraries. Journal of Documentation, United Kingdom, v. 75, n. 1, p. 213-228, 2019. DOI: https://doi.org/10.1108/JD-05-2018-0074.
CALVERT, P. J. Scholarly misconduct and misinformation on the World Wide Web. The Electronic Library, United Kingdom, v. 19, n. 4, p. 232-240, 2001. DOI: https://doi.org/10.1108/EUM0000000005747.
CHEBY, L. E. Funding libraries is the way to beat “fake news.” Entropy, 2018. Disponível em: https://entropymag.org/funding-libraries-is-the-way-to-beat-fake-news. Acesso em: 05 de dez. de 2020.
CHI, T. D. The filter bubble: a constructivist approach. Perspectives in Politics, United Kingdom, v. 9, n. 2, p. 5-11, 2016. Disponível em: http:// http://www.perspective.politice.ro/article/filter-burble-%E2%80%93-constructivist-approach. Acesso em: 15 de dez. de 2020.
CILIP. What is information literacy? News & Press: Academic & Research, 2018. Disponível em: https://www.cilip.org.uk/page/informationliteracy. Acesso em: 15 de dez. de 2020.
COOKE, N. A. Critical literacy as an approach to combating cultural misinformation/disinformation on the Internet. In AGOSTO, D. E. (Ed.). Information literacy and libraries in the age of fake news. Santa Barbara, CA: Libraries Unlimited, 2019. p. 36–51.
DETMERING, R. et al. Library instruction and information literacy 2013. Reference Services Review, Bradford, v. 42, n. 4, p. 603-715, 2014. DOI: https://doi.org/10.1108/RSR-07-2014-0028.
DUDZIAK, E. A. O bibliotecário como agente de transformação em uma sociedade complexa: integração entre ciência, tecnologia, desenvolvimento e inclusão social. Ponto de Acesso, Salvador, v. 1, n. 1, 2007. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/1396/878. Acesso em: 20 de abr. de 2021.
EDWARDS, J. Bi. Added value or essential instruction?: librarians in the twenty-first-century classroom. Reference & User Services Quarterly, Chicago, v. 57, n. 4, p. 285-293, june 2018. Disponível em: https://journals.ala.org/index.php/rusq/article/view/6706/9006. Acesso em: 30 de out. de 2020.
FALLIS, D. What is disinformation? Library Trends, United States, v. 63, n. 3, p. 401-426, 2015. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/276093282_What_Is_Disinformation. Acesso em: 05 de dez. de 2020.
FARKAS, M. Beyond fake news: Determining what sources to trust. American Libraries, Chicago, v. 78, 2018. Disponível em:https://americanlibrariesmagazine.org/2018/06/01/beyond-fake-news/. Acesso em: 12 de dez. de 2020.
FLORIDI, L. A defence of constructionism: philosophy as conceptual engineering. Metaphilosophy, New Haven, v. 42, n. 3, 282-304, 2011. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/j.1467-9973.2011.01693. Acesso em: 10 de dez. de 2020.
FOO, S. et al. Information literacy skills of humanities, arts, and social science tertiary students in Singapore. Reference & User Services Quarterly, Chicago, v. 53, n. 1, p. 40-50, 2013. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/refuseserq.53.1.40?seq=1. Acesso em: 05 de dez. de 2020.
GARDNER, M.; MAZZOLA, N. Fighting Fake news: tools and resources to combat disinformation. Knowledge Quest, United States, v. 47, n. 1, sep./oct. 2018. Disponível em: https://knowledgequest.aasl.org/wp-content/uploads/2018/09/KNOW_47_1_GuestEd_6-7.pdf. Acesso em: 05 de dez. de 2020.
GASQUE, K. C. G. D.; TESCAROLO, R. Desafios para implementar o letramento informacional na educação básica. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 1, p.41-56, abr. 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-46982010000100003.
GRAFF, K.; QUIÑONEZ-RIEGOS, G.; SCOTT, J.; SENIOR, H. Ethical Issues in Academic Libraries: an annotated bibliography. Journal of Information Ethics, United States, v. 29, n. 1, p. 65-88, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-46982010000100003.
HAASIO, A.; MATTILA, M.; OJARANTA, A. The role of libraries in avoiding hate speech and false information. Information and Communication Sciences Research, București, n. 22, p. 9-15, 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/332606308_The_Role_of_Libraries_in_Avoiding_Hate_Speech_and_False_Information. Acesso em: 10 de dez. de 2020.
HOBBS, R. Teach the conspiracies. Knowledge Quest, United States, v. 46, n.1, p.16-24, sep-oct. 2017. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1153347. Acesso em: 15 de dez. de 2020.
INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS (IFLA). How to spot fake news. 2017. Disponível em: https://www.ifla.org/publications/node/11174. Acesso em: 15 de dez. de 2020.
INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS (IFLA). ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS - UNESCO. IFLA Statement on Fake News. 2018. Disponível em: http://www.ifla.org/VII/s11/pubs/portuguese-brazil.pdf. Acesso em: 15 de dez. de 2020.
JOHNSON, A. M. et al. Library instruction and information literacy 2017. Reference Services Review, Bradford, v. 46, n. 4, p. 628-734, 2018. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/search?q=Library+instruction+and+information+literacy+2017&showAll=true. Acesso em: 10 de dez. de 2020.
KESHAVARZ, H. Web Self-efficacy: a psychological prerequisite for web literacy. Webology, Iran, v.17, n. 1, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/341401841_Web_Self-efficacy_A_Psychological_Prerequisite_for_Web_Literacy. Acesso em: 10 de dez. de 2020.
LOR, P. J. Democracy, information, and libraries in a time of post-truth discourse. Library Management, United Kingdom, v. 39. n. 5, p. 307-32, 2018. DOI: https://doi.org/10.1108/LM-06-2017-0061.
MAIA, C. M.; FURNIVAL, A. C.; MARTINEZ, V. C. A competência informacional e fake news: uma reflexão sob a perspectiva do marco civil da internet e de Ignacio Ramonet. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 19., 2018, Marilia. Anais... Marilia: UNESP, 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/103726. Acesso em: 23 de jun. de 2021.
MAJID, S.; FOO, S.; CHANG, Y. K. Appraising information literacy skills of students in Singapore. Journal of Information Literacy, United Kingdom, v. 6, n. 2, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/256487523_Assessing_students'_information_literacy_skills_of_two_secondary_schools_in_Singapore. Acesso em: 14 de dez. de 2020.
MARTENS, B. V. D. V. An illustrated introduction to the infosphere. Library Trends, Baltimore, v. 63, n. 3, p. 317-361, 2015. Disponível em: https://muse.jhu.edu/article/579339. Acesso em: 10 de dez. de 2020.
MASIP, P.; RUIZ-CABALLERO, C.; SUAU, J. Active audiences and social discussion on the digital public sphere. El profesional de la información, León, v. 28, n. 2, 2019. DOI: https://doi.org//10.3145/epi.2019.mar.04.
MAXWELL, L. Digital literacy and digital legacy. Library Technology Reports, Chicago, v. 56, no. 5, 2020. Disponível em: https://journals.ala.org/index.php/ltr/article/view/7384/10168. Acesso em: 03 de dez. de 2020.
MOURA, A. R. P.; FURTADO, R. L.; BELLUZZO, R. C. B. Desinformação e competência em informação: discussões e possibilidades na arquivologia. Ciência da Informação em Revista, v. 6, n. 1, p. 37-57, 2019. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/7063. Acesso em: 05 de abr. de 2021.
OLIVEIRA, M. L. P.; SOUZA, E. D. A competência crítica em informação no contexto das fake news: os desafios do sujeito informacional no ciberespaço. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 19. Anais[...] Marília: UNESP, 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/102566. Acesso em: 05 de abr. de 2021.
OSBORNE, C. L. Programming to promote information literacy in the era of fake news. International Journal of Legal Information, v. 46, n. 2, p. 101-109, 2018. DOI: https://doi.org/10.1017/jli.2018.21.
PAOR, S.; HERAVI, B. Information literacy and fake news: how the field of librarianship can help combat the epidemic of fake news. The Journal of Academic Librarianship, New York, v. 46, n. 5, p. 102218, 2020. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0099133320301099. Acesso em: 12 de dez. de 2020.
PERRY, H. B. Understanding financial conflict of interest: implications for information literacy instruction. Communications in Information Literacy, United States, v. 12, n. 2, p. 215-225, 2018. DOI: https://doi.org/10.15760/comminfolit.2018.12.2.10.
RAYESS, M.; CHEBL, C.; MHANNA, J.; HAGE, R. M. Fake news judgement: the case of undergraduate students at Notre Dame University-Louaize, Lebanon. Reference Services Review, v. 46, n. 1, p. 146-149, 2018. DOI: https://doi.org/10.1108/RSR-07-2017-0027.
RETRATOS da leitura no Brasil. 5. ed. São Paulo: Instituto Pró-Livro (IPL), Itaú Cultural, IBOPE, 2019. Disponível em: https://www.prolivro.org.br/pesquisas-retratos-da-leitura/as-pesquisas/. Acesso em: 20 de abr. de 2020.
RHEINGOLD, H. Stewards of digital literacies. Knowledge Quest, United States, v. 41, n. 1, 2012. Disponível em: https://go.gale.com/ps/anonymous?id=GALE%7CA305454628&sid=googleScholar&v=2.1&it=r&linkaccess=abs&issn=10949046&p=AONE&sw=w. Acesso em: 10 de dez. de 2020.
RIBEIRO, B. C. M. D. S.; FRANCO, I. M.; SOARES, C. C. Competência em informação: as fake news no contexto da vacinação. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, n. Especial, 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/106451. Acesso em: 05 de abr. de 2021.
RINNE, N. A. The new Framework: a truth-less construction just waiting to be scrapped? Reference Services Review, v. 45, n. 1, p. 54-66, 2017. DOI: https://doi.org/10.1108/RSR-06-2016-0039.
ROCHLIN, N. Fake news: belief in post-truth. Library Hi Tech, v. 35, n. 3, p. 386-392, 2017. DOI: https://doi.org/10.1108/LHT-03-2017-0062.
ROSENZWEIG, A. Understanding and undermining fake news from the classroom. Berkeley Review of Education, United States, v. 7, n. 1, p. 105-112, 2017. Disponível em: https://escholarship.org/uc/item/7rk9w7tm. Acesso em: 10 de dez. de 2020.
ROSE-WILES, L. Reflections on fake news, librarians, and undergraduate research. Reference & User Services Quarterly, Chicago, v. 57, n. 3, 200-204, 2018. Disponível em: https://journals.ala.org/index.php/rusq/article/view/6606/8827. Acesso em: 05 de dez. de 2020.
RUBIN, V. L. Conceptual model for “fake news” epidemic, causal factors and interventions. Journal of Documentation, United Kingdom, v. 75, n. 5, p. 1013-1034, 2019. DOI: https://doi.org/10.1108/JD-12-2018-0209 2019.
SILVA, C. E. L. da. Morte e vida da imprensa. Revista de Jornalismo ESPM/Columbia Journalism Review, São Paulo, v. 6, n. 19, p. 36-38, jan./jun. 2017. Disponível em: https://arquivo.espm.edu.br/revista/jornalismo/2017-jan-jun/38-39/. Acesso em: 20 de maio de 2021.
SASTRE, A.; CARVALHO, J. M. O comportamento do usuário no processo de difusão de fakenews: reflexões sobre o processo de comunicação nas plataformas digitais. Comunicação & Informação, Goiânia, v. 21, n. 3, p. 91-106, 2018. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/ci/article/view/54005/26651. Acesso em: 20 de maio de 2021.
SILVA, S. S.; TANUS, G. F. O bibliotecário e as fakes news. Informação em Pauta, v. 4 n. 2, n. 2, p. 58-82, 2019. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/41558. Acesso em: 10 de abr. de 2021.
SMITH, L.; MCMENEMY, D. Young people’s conceptions of political information: insights into information experiences and implications for intervention. Journal of Documentation, United Kingdom, v. 73, n. 5, p. 877-902, 2017. DOI: https://doi.org/10.1108/JD-03-2017-0041.
SPISAK, Jenifer R. School librarian perceptions of the importance of information literacy. School Libraries Worldwide, United States, v. 26, n. 1, p. 151-164, 2020. https://search.proquest.com/openview/ac2f1deea37eb122a1a43c77cf32247c/1?pq-origsite=gscholar&cbl=45830. Acesso em: 05 de dez. de 2020.
SULLIVAN, M. C. Libraries and fake news: what’s the problem? what’s the Plan? Communications in Information Literacy, United States, v. 13, n. 1, p. 90-103, 2019. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1227587.pdf. Acesso em: 10 de dez. de 2020.
TANDOC JR, E. C. et al. Audiences’ acts of authentication in the age of fake news: A conceptual framework. New Media & Society, Chicago, v. 20, n. 8, p. 2745-2763, 2018. DOI: https://doi-org.jproxy.nuim.ie/10.1177/1461444817731756.
TIC KIDS Online Brasil: pesquisa sobre o uso da internet por crianças e adolescentes no brasil. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2018. Disponível em: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/tic_kids_online_2017_livro_eletronico.pdf. Acesso em: 20 de jun. de 2021.
TODD, R. J.; KUHLTHAU, C. C. Student learning through ohio school libraries, Part 1: how effective school libraries help students. School Libraries Worldwide, v. 11, n. 1, p. 63-88, 2004. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/265043672_Student_Learning_Through_Ohio_School_Libraries_Part_1_How_Effective_School_Libraries_Help_Students. Acesso em: 10 de dez. de 2020.
VARELA, A.; BARBOSA, M. L. A.; FARIAS, M. G. G. Humanismo e tecnologia na perspectiva da competência informacional e midiática. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, n. Especial, v. 13, p. 280-300, 2017. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/666. Acesso em: 05 de dez. de 2020.
VILHENA, C. M. A. Inter-relação entre competência em informação e a covid-19. Biblionline, v. 16, n. 3/4, p. 11-23, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/biblio/article/view/55950. Acesso em: 05 de abr. de 2021
WARDLE, C. Fake news: it’s complicated. First Draft. 2017. Disponível em: https://firstdraftnews.org/fake-news-complicated/. Acesso em: 05 de dez. de 2020.
WITHORN, T. Library instruction and information literacy 2018. Reference Services Review, Bradford, v. 47, n. 4, p. 363-447, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1108/RSR-08-2019-0047. Acesso em: 10 de dez. de 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos trabalhos publicados na revista Comunicação e Informação retêm os direitos autorais sem restrições e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial que permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria e o privilégio de publicação primeiramente por esta revista. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
Os direitos autorais dos artigos pertencem aos autores e o conteúdo dos artigos assinados é de responsabilidade exclusiva dos autores.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A revista também se reserva o direito de traduzir o artigo, no todo ou em parte, para o inglês ou para o português, dependendo do idioma em que o artigo tenha sido escrito originalmente.