Entre a necessidade e a sociabilidade:

transformações nas relações de consumo na pandemia Covid19

Autores

  • Marcia Perencin Tondato Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil, e-mail: mptondato@gmail.com.
  • Dayse Maciel Araujo Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil, e-mail: dmaraujo04@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/ci.v24.69073

Palavras-chave:

Comunicação, Consumo, Sociabilidade

Resumo

Discutimos as relações de consumo após a adoção do isolamento social devido à pandemia por Covid-19. Entrevistamos pequenos comerciantes sobre as formas de divulgação e comunicação utilizadas durante o isolamento. Junto ao consumidor, realizamos uma survey, que alcançou 358 respondentes, para investigar as mudanças nas práticas de consumo, no contato com os comerciantes, as escolhas e os meios de pagamento. Os resultados apontaram para uma revalorização do comércio local, o retorno a uma sociabilidade baseada na interação social marcada pelo compartilhamento de significados, com base em um consumo articulado em “relação a modos de vida específicos” (SLATER, 2002, p. 131).

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Biografia do Autor

Marcia Perencin Tondato, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil, e-mail: mptondato@gmail.com.

Doutora pela ECA-USP. ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Programa de Pós-graduação em Comunicação e Práticas de Consumo - Stricto Sensu. Pós-doutoranda UnB

Dayse Maciel Araujo, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil, e-mail: dmaraujo04@gmail.com

Doutora em Comunicação e Práticas de Consumo (ESPM), especialista em varejo (FIA-USP), graduada em Engenharia de Alimentos (UNICAMP). Membro do GP CNPq Comunicação, Consumo, Identidades socioculturais.

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Publicado

2021-12-30

Como Citar

TONDATO, M. P.; MACIEL ARAUJO, D. Entre a necessidade e a sociabilidade: : transformações nas relações de consumo na pandemia Covid19. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 24, 2021. DOI: 10.5216/ci.v24.69073. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/69073. Acesso em: 18 nov. 2024.