A pandemia de COVID-19 sob a ótica da complexidade
acaso, desordem e incertezas no ensino de publicidade
DOI:
https://doi.org/10.5216/ci.v25.67681Palavras-chave:
Publicidade, Complexidade, Ensino, Covid-19, SistemaResumo
Neste estudo conectamos o ensino de publicidade no contexto da pandemia de Covid-19 à teoria da complexidade. Buscamos analisar o ensino de publicidade, que adere às metodologias do ensino remoto como medida emergencial no cenário pandêmico e associá-lo ao pensamento complexo a partir de conceitos como incerteza, desordem e acaso, através de Edgar Morin (2015). Metodologicamente, coletamos dados de forma exploratória, com a realização de uma pesquisa documental. Por fim, consideramos a pandemia um acaso que causa desordem no sistema publicitário e entendemos que há transformações no ensino de publicidade que foram catalisadas ou neutralizadas pela pandemia.
Downloads
Referências
HANSEN, Fábio. RABAIOLLI, Janderle (org). Ensino remoto de Publicidade e Propaganda em tempos de pandemia. [S. l.]: IEP, 2020. Disponível em https://www.grupoiep.com/cientificos Acesso em agosto de 2020.
LANA, Carlos Roberto de. Filosofia da Ciência: Karl Popper, falseabilidade e limites da Ciência. UOL, [S. l], [18--]. Disponível em: educacao.uol.com.br/disciplinas/filosofia/filosofia-da-ciencia-karl-popper-falseabilidade-e-limites-da-ciencia.htm?cmpid=copiaecola. Acesso em: set. 2020.
LOOSE, Ariadni; CEZAR, Lara; PETERMANN, Juliana. Novas rotinas publicitárias em tempos de pandemia. Issuu, 1º set. 2020. Disponível em https://issuu.com/adiloose/docs/novas_rotinas_publicit_rias_em_tempos_de_pandemia_ Acesso em setembro de 2020.
MORIN, Edgar. As certezas são uma ilusão. [Entrevista cedida a] Francis Lecompte. Le Journal, [S. l.], abr. 2020. Disponível em
https://www.fronteiras.com/entrevistas/edgar-morin-as-certezas-sao-uma-ilusao. Acesso em: jul. 2020.
MORIN, Edgar. Ciência com consciência. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand, 2005.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2015.
PETRAGLIA, Izabel. Edgar Morin: a educação e a complexidade do ser e do saber. 13. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
RIOS NETO, Antônio Sales. Edgar Morin. A Terra é redonda, 1º maio 2020. Disponível em: https://aterraeredonda.com.br/edgar-morin/ Acesso em: jul. 2020.
TRINDADE, Eneus. Tendências para pensar a formação em publicidade na contemporaneidade. Alaic, São Paulo, v. 14, n. 27, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos trabalhos publicados na revista Comunicação e Informação retêm os direitos autorais sem restrições e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial que permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria e o privilégio de publicação primeiramente por esta revista. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
Os direitos autorais dos artigos pertencem aos autores e o conteúdo dos artigos assinados é de responsabilidade exclusiva dos autores.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A revista também se reserva o direito de traduzir o artigo, no todo ou em parte, para o inglês ou para o português, dependendo do idioma em que o artigo tenha sido escrito originalmente.