A pandemia de COVID-19 sob a ótica da complexidade

acaso, desordem e incertezas no ensino de publicidade

Autores

  • Lara Cezar Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil, email: laratcezar@gmail.com
  • Ariadni Ferrer Guimarães Frantz Loose Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil, adiloose@gmail.com
  • Juliana Petermann Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil, petermann@ufsm.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/ci.v25.67681

Palavras-chave:

Publicidade, Complexidade, Ensino, Covid-19, Sistema

Resumo

Neste estudo conectamos o ensino de publicidade no contexto da pandemia de Covid-19 à teoria da complexidade. Buscamos analisar o ensino de publicidade, que adere às metodologias do ensino remoto como medida emergencial no cenário pandêmico e associá-lo ao pensamento complexo a partir de conceitos como incerteza, desordem e acaso, através de Edgar Morin (2015). Metodologicamente, coletamos dados de forma exploratória, com a realização de uma pesquisa documental. Por fim, consideramos a pandemia um acaso que causa desordem no sistema publicitário e entendemos que há transformações no ensino de publicidade que foram catalisadas ou neutralizadas pela pandemia. 

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Biografia do Autor

Lara Cezar, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil, email: laratcezar@gmail.com

Mestranda em Comunicação pela Universidade Federal de Santa Maria, investiga as transformações do sistema publicitário e os impactos no ensino de publicidade e propaganda, sendo pesquisadora do grupo de pesquisa Nós Pesquisa Criativa. Graduada em Comunicação Social habilitação em Publicidade e Propaganda e graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Uninter. Bolsista Capes (2020).

Ariadni Ferrer Guimarães Frantz Loose, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil, adiloose@gmail.com

Mestranda no programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria. Pesquisadora do grupo Nós Pesquisa Criativa. Bolsista Capes.

Juliana Petermann, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil, petermann@ufsm.br

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Possui graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Santa Maria (2003), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Santa Maria (2006). Atualmente é professora associada do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria e professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da mesma universidade. 

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Publicado

2022-05-16

Como Citar

CEZAR, L. T.; LOOSE, A. F. G. F. .; PETERMANN, J. . A pandemia de COVID-19 sob a ótica da complexidade: acaso, desordem e incertezas no ensino de publicidade. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 25, 2022. DOI: 10.5216/ci.v25.67681. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/67681. Acesso em: 13 ago. 2022.