Mediatização e enunciação jornalística
reflexões epistemo-metodológicas sobre a articulação entre abordagens quantitativa e qualitativa (AC e AD)
DOI:
https://doi.org/10.5216/ci.v25.67488Palavras-chave:
Mediatização, Enunciação, Jornalismo, Metodologia, DiscursoResumo
Partindo da perspectiva de que os dispositivos técnicos da comunicação influem na enunciação e, portanto, na construção do sentido, este texto busca demonstrar como a articulação entre pesquisas quantitativas e qualitativas podem constituir um percurso epistemo-metodológico aos desafios da análise da enunciação jornalística na complexa paisagem midiática contemporânea. Para tanto, realizamos, de forma introdutória, uma reflexão sobre o fenômeno da mediatização e suas implicações no jornalismo. Na sequência, mostramos que abordagens qualitativas e quantitativas partilham as mesmas funções epistemológicas e também delineamos suas especificidades e os aspectos comuns a ambas. Por fim, apresentamos uma investigação, na qual a questão central e as condições de pesquisa solicitaram a articulação e a sobreposição entre a abordagem quantitativa da Análise de Conteúdo (AC) e a qualitativa da Análise de Discurso (AD) de vertente sociodiscursiva.
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