Grupos focais online na pesquisa em comunicação
questões metodológicas iniciais a partir de uma experiência prática
DOI:
https://doi.org/10.5216/ci.v24.66657Palavras-chave:
Grupos Focais Online, Pesquisa em Comunicação, MetodologiaResumo
Este artigo delineia algumas das condições e limites da realização de grupos focais no ambiente digital, tomando como objeto empírico seis encontros realizados entre abril e junho de 2020. Parte de uma pesquisa sobre as mídias digitais do Exército Brasileiro, foram realizados virtualmente devido à pandemia de COVID-19. A partir dessa experiência empírica, foram observadas três características principais da realização dos grupos focais online: (1) houve uma perda parcial nas interações, decorrentes da mudança de um espaço físico para a mediação das telas, (2) a atividade da mediadora foi parcialmente dificultada pela diferença de ambiente; ao mesmo tempo (3) foi possível observar maior facilidade na reunião das pessoas e condução das atividades. Essas questões são exploradas a partir de uma perspectiva metodológica em intersecção com questões epistemológicas da Comunicação.
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