Da animação para o live-action
a evolução da metalinguagem no universo audiovisual da Turma da Mônica
DOI:
https://doi.org/10.5216/ci.v23.66358Palavras-chave:
Animação, Metalinguagem, Cinema, Turma da Mônica, Live-actionResumo
Investiga a presença da metalinguagem nos produtos audiovisuais da Maurício de Sousa Produções (MSP), veiculados no cinema, em home-vídeo e na plataforma do Youtube. Um levantamento das produções da MSP permitiu identificar e analisar a metalinguagem como uma marca estilística recorrente nos longas-metragens da Turma da Mônica, que se manifesta, sobretudo, por meio de relações intertextuais e intratextuais. Ancorado em referencial teórico no âmbito das ciências da linguagem, busca-se também compreender a evolução estética, técnica, narrativa e tecnológica entre a primeira animação para o cinema, As Aventuras da Turma da Mônica (1982) e a obra cinematográfica mais recente da MSP, Turma da Mônica: Laços (2019), que se apropriam dos recursos tecnológicos do live-action para potencializar a dimensão metalinguística – uma marca estilística presente também nas HQs do quadrinista Mauricio de Sousa.
Downloads
Referências
A PRINCESA e o Robô. Direção: Mauricio de Sousa. Produção: Mauricio de Sousa. Roteiro: Itsuo Nakashima; José Márcio Nicolosi. Música: Lino Simão. Brasil: Black & White & Color; Mauricio de Sousa Produções, 1983. 1 VHS (90 min), color.
ABRACCINE elege O Menino e o Mundo como a melhor animação brasileira. Abracine, 22 dez. 2017. Disponível em: encurtador.com.br/csEFZ. Acesso em: 28 jul. 2020.
AS AVENTURAS da Turma da Mônica. Direção: Mauricio de Sousa. Produção: Mauricio de Sousa. Roteiro: Mauricio de Sousa; Reinaldo Waisman. Música: Mauricio de Sousa; Gao Gurgel; Márcio de Sousa; Eduardo Leão Waisman; Remo Usai. Brasil: Black & White & Color; Mauricio de Sousa Produções, 1982. 1 VHS (75 min), color.
CHALHUB, Samira. A metalinguagem. São Paulo: Ática, 2005.
CINE gibi: o filme. Direção: José Márcio Nicolosi. Produção: Mauricio de Sousa. Roteiro: Airon Barreto; Emerson Bernardo de Abreu; Flavio Teixeira de Jesus; José Márcio Nicolosi; Marcelo Verde; Márcio Araujo. Música: Márcio Araújo. Brasil: Mauricio de Sousa Produções, 2004. Paramount Pictures. 1 DVD (70 min), color.
CRUZ, Paula Ribeiro da. Do desenho animado à computação gráfica a estética da animação à luz das novas tecnologias. 2006. Monografia (Graduação em Produção em Comunicação e Cultura) - Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2006. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/30226/1/Paula%20Ribeiro%20da%20Cruz.pdf. Acesso em: 28 jul. 2020.
ECO, Umberto. Obra aberta: forma e indeterminação nas poéticas contemporâneas. 8. ed. São Paulo: Perspectiva, 1997.
FELIZ Natal Pra Todos (Especial 2013). [S. l.], 2013. 1 vídeo. Publicado pelo canal Turma da Mônica. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=RdmsiOTjj9E. Acesso em: 28 jul. 2020.
GENETTE, Gerárd. Palimpsestos: a literatura de segunda mão. Belo Horizonte: Viva Voz, 2010.
GUIMARÃES, Edgard. Linguagem e metalinguagem na história em quadrinhos, In: CONGRESSO ANUAL EM CIÊNCIA DA COMUNICAÇÃO, 25., 2002, Salvador. Anais [...]. Salvador: Intercom, 2002. Disponível em: http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/31334389205109716883020426641198370007.pdf.
Acesso em: 12 out. 2020.
JAKOBSON, Roman. Metalanguage as a linguistic problem. In: JAKOBSON, Roman.The framework of language. Ann Arbor: University of Michigan, 1980.
LUSVARGHI, Luiza Cristina. O realismo como estratégia e fator de identidade no cinema contemporâneo, in: Comunicação & Informação, v. 11, n. 2. Goiânia, p. 216-227, 2008.
MÔNICA e a Sereia do Rio. Direção: Walter Hugo Khouri. Produção: Mauricio de Sousa. Roteiro: Mário Matoso Neto; Arnaldo Galvão. Música: Silvia Góes; Hélio Saintsteban; Márcio Araújo de Sousa; Maria Beatriz Pacca; Arnaldo Black; Tetê Espíndola. Brasil: Mauricio de Sousa Produções, 1987. 1 VHS (56 min), color.
O BICHO-Papão. [S. l.], 1987. 1 vídeo (60 min). Publicado pelo canal Turma da Mônica. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_ZdDoQoKfUk.
O NATAL de todos nós. Direção: Mauricio de Sousa. Produção: Mauricio de Sousa. Brasil: Mauricio de Sousa Produções, 1992. 1 VHS (20 min), color.
QUADRO a Quadro. Direção: Mauricio de Sousa. Produção: Mauricio de Sousa. Brasil: Mauricio de Sousa Produções, 1996. VHS (29 min), color. Turma da Mônica.
SANTOS, Roberto Elísio dos. Humor, metalinguagem e intertextualidade nas histórias em quadrinhos de Mauricio de Sousa, In: JORNADAS INTERNACIONAIS DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, 2., 2013, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: USP, 2013. Disponível em:
Acesso em: 12 out. 2020.
SOUSA, Mauricio de. Revista Saiba Mais! São Paulo, n. 141, 2019.
STAM, Robert. Introdução à teoria do cinema. Campinas/SP: Papirus, 2003.
TUDO sobre o filme as Aventuras da Turma da Mônica. [S. l.], 2015. 1 vídeo. Publicado pelo canal Tudo sobre a Turma da Mônica. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v= mfYeU4TbXhQ. Acesso em: 28 jul. 2020.
TUDO sobre o filme As Novas Aventuras da Turma da Mônica. [S. l.], 2016. 1 vídeo. Publicado pelo canal Tudo sobre a Turma da Mônica. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=kIZrlMSNeSo. Acesso em: 28 jul. 2020.
TUDO sobre o filme A Princesa e o Robô. [S. l.], 2020. 1 vídeo. Publicado pelo canal Tudo sobre a Turma da Mônica. Disponível em: https://www.facebook.com/342410165949962/ videos/607978053148865. Acesso em: 28 jul. 2020.
TUDO sobre o filme Uma Aventura no Tempo. Direção: Mauricio de Sousa. Produção: Diler Trindade. Roteiro: Didi Oliveira; Emerson Bernardo de Abreu; Flavio de Souza. Música: Márcio Araújo; Danilo Adriano. Brasil: Mauricio de Sousa Produções, 2007. 1 DVD (80 min), color.
TURMA da Mônica: Laços. Direção: Daniel Rezende. Produção: Bianca Villar; Cássio Pardini; Charles Miranda; Cao Quintas; Karen Castanho; Fernando Fraiha. Roteiro: Thiago Dottori. Brasil: Biônica Filmes; Quintal Digital; Latina Estúdio; Mauricio de Sousa Produções; Paris Filmes, 2019. 1 DVD (97 min), color.
WOLF, Alexandre Silva O intertextual e o intratextual na obra de Woody Allen: uma análise sobre os filmes “Alice”, “Blue Jasmine” e “Wonder. In: SEMINÁRIO NACIONAL CINEMA EM PERSPECTIVA, 7.; SEMANA ACADÊMICA DE CINEMA, 11., 2018, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: Unespar, 2018. p. 219-227.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos trabalhos publicados na revista Comunicação e Informação retêm os direitos autorais sem restrições e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial que permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria e o privilégio de publicação primeiramente por esta revista. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
Os direitos autorais dos artigos pertencem aos autores e o conteúdo dos artigos assinados é de responsabilidade exclusiva dos autores.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A revista também se reserva o direito de traduzir o artigo, no todo ou em parte, para o inglês ou para o português, dependendo do idioma em que o artigo tenha sido escrito originalmente.