O cinema-game
relações entre cinema expandido, interatividade e videogame
DOI:
https://doi.org/10.5216/ci.v23.66280Palavras-chave:
Cinema Expandido, Interatividade, Videogame, Bandersnatch, Life is StrangeResumo
Objetiva contextualizar e dialogar com o cinema expandido e com as novas possibilidade midiáticas e tecnológicas, além de trazer novas configurações de narrativas, exemplificando e identificando filmes interativos que dialogam com o videogame, e jogos que dialogam com o cinema. Para isso, o corpus utilizado na pesquisa inclui o filme interativo produzido e exibido pela Netflix, Bandersnatch (2018) e o jogo de videogame Life is Strange (2015). Colocando em debate um cinema que desconfigura o cinema clássico para inserir novas percepções de produção, exibição e consumo, assim como a desconfiguração do próprio espectador e jogador, ambos ganham outras formas, já que a mídia não é mais a mesma. Por fim, apontamos atributos identificados tanto no filme quanto no jogo (já citados) que revelam a convergência desses conteúdos, além de exemplificarmos pontos comuns de interatividade presentes no corpus da pesquisa.
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