A construção da sátira nos jogos digitais
imagens híbridas e ações disjuntivas no caso de South Park - Stick of Truth
DOI:
https://doi.org/10.5216/ci.v23.66153Palavras-chave:
Estudos de mídia, Análise audiovisual, Jogos digitais, Sátira, Tecnocultura contemporâneaResumo
Discute aspectos técnicos e estéticos das imagens digitais contemporâneas a partir da análise de um jogo de computador em particular, South Park: Stick of Truth (2014). A escolha por este jogo se deve ao modo como as suas imagens concentram uma série de técnicas de representação gráfica distintas, e pela maneira como nele são exploradas satiricamente determinadas características da linguagem dos jogos digitais, o que permite uma aproximação crítica das imagens, formas e processos computacionais emergentes na atual tecnocultura audiovisual. A análise compreende procedimentos de dissecação de imagens e da retórica processual dos jogos, a partir de considerações de Kilpp (2009) e Bogost (2010), respectivamente. Com estas análises, percebemos que o jogo enfatiza elementos relacionados à linguagem das mídias digitais e à sua dispersão contemporânea, o que permite retomar conceitos relativos aos processos de hibridização do audiovisual, de softwarização da cultura e do design das interfaces humano-computador, enquanto aspectos centrais às reconfigurações em curso na ecologia das mídias de hoje.
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