A construção da sátira nos jogos digitais

imagens híbridas e ações disjuntivas no caso de South Park - Stick of Truth

Autores

  • Eduardo Luersen Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil, edluersen@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/ci.v23.66153

Palavras-chave:

Estudos de mídia, Análise audiovisual, Jogos digitais, Sátira, Tecnocultura contemporânea

Resumo

Discute aspectos técnicos e estéticos das imagens digitais contemporâneas a partir da análise de um jogo de computador em particular, South Park: Stick of Truth (2014). A escolha por este jogo se deve ao modo como as suas imagens concentram uma série de técnicas de representação gráfica distintas, e pela maneira como nele são exploradas satiricamente determinadas características da linguagem dos jogos digitais, o que permite uma aproximação crítica das imagens, formas e processos computacionais emergentes na atual tecnocultura audiovisual. A análise compreende procedimentos de dissecação de imagens e da retórica processual dos jogos, a partir de considerações de Kilpp (2009) e Bogost (2010), respectivamente. Com estas análises, percebemos que o jogo enfatiza elementos relacionados à linguagem das mídias digitais e à sua dispersão contemporânea, o que permite retomar conceitos relativos aos processos de hibridização do audiovisual, de softwarização da cultura e do design das interfaces humano-computador, enquanto aspectos centrais às reconfigurações em curso na ecologia das mídias de hoje.

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Biografia do Autor

Eduardo Luersen, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil, edluersen@gmail.com

Designer e pesquisador independente. Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Membro dos grupos de pesquisa Audiovisualidades e Tecnocultura: Comunicação, Memória e Design (Unisinos) e Gamification Lab (Leuphana Universität Lüneburg). O presente trabalho foi realizado com apoio da Capes, CNPq e DAAD. ORCID https://orcid.org/0000-0002-8517-0206

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Publicado

2020-12-30

Como Citar

LUERSEN, E. A construção da sátira nos jogos digitais: imagens híbridas e ações disjuntivas no caso de South Park - Stick of Truth. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 23, 2020. DOI: 10.5216/ci.v23.66153. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/66153. Acesso em: 6 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Cinema, Mídia e Tecnologia – narrativas e linguagens nas paisagens