Cultura de paz na comunicação organizacional
análise da produção científica brasileira
DOI:
https://doi.org/10.5216/ci.v25.64717Palavras-chave:
Cultura de Paz, Relações Públicas, Comunicação Organizacional, Relacionamento, Produção CientíficaResumo
A promoção de uma cultura de paz é essencial à construção de práticas sociais voltadas ao respeito à vida e à dignidade humana. Considerando que a comunicação é constitutiva da cultura, e que as Relações Públicas abrangem a atividade comunicacional construtora dos sistemas simbólicos que sustentam as relações entre organizações e públicos, pesquisas recentes no campo vêm sendo realizadas sob a égide das dimensões de uma cultura de paz. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo compilar a produção científica deste campo, referente às duas últimas décadas, selecionando os trabalhos que expõem de forma direta e/ou indireta os pressupostos de uma cultura de paz, conforme o Manifesto 2000 da UNESCO. Para tanto, utiliza-se como método a pesquisa bibliométrica, de abordagem quantitativa e qualitativa, envolvendo os trabalhos publicados em periódicos e anais de eventos significativos. Os resultados demonstram que os estudos envolvendo a paz, no campo das Relações Públicas e Comunicação Organizacional, podem ser articulados em nove categorias: Cidadania e democracia; Responsabilidade social, Sustentabilidade e meio ambiente; Mediação, diálogo, negociação e cooperação; Gênero, minorias e grupos de risco; Ética; Educação, informação e acessibilidade; Interculturalidade, cultura e diversidade; Saúde, Bem-estar social e dignidade humana; Paz e não violência. Conclui-se que, embora a maior parte dos trabalhos analisados não façam menção ao conceito cultura de paz, os pressupostos da cultura de paz estão enraizados na produção científica do campo.
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