O uso do corretor automático vinculado ao aplicativo Whatsapp na escrita de jovens estudantes

Autores

  • Vanina Sigrist Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATEC), Baixada Santista, SP, Brasil, vanina.sigrist01@fatec.sp.gov.br
  • Eliude Felizindo Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATEC), Baixada Santista, SP, Brasil, eliudefelizindo@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/ci.v24.62456

Resumo

O tema da comunicação pelas redes sociais é analisado neste estudo sob a ótica da correção gramatical automática do Português Brasileiro (PB) pelo aplicativo WhatsApp. O objetivo é verificar se os recursos de correção e substituição automática disponíveis no aplicativo interferem no domínio da norma culta de jovens estudantes dos Ensinos Médio e Superior. A pesquisa é de natureza aplicada, com abordagem exploratória e qualitativa, envolvendo pesquisa de campo junto a usuários do WhatsApp contextualizados em instituições de ensino estaduais localizadas em Santos (SP). As etapas da pesquisa são: realização de um Teste de Correção Gramatical (TCG) composto por 50 sentenças redigidas em PB; preenchimento de um formulário eletrônico estruturado na escala Likert; e participação em um tópico conversacional semi-induzido sem mediação de rede social (para o grupo de controle) e com mediação (para o grupo experimental). Pode-se concluir, após tal levantamento e tratamento de dados, que a maioria dos participantes apresenta desvios generalizados da norma culta em sua escrita, impróprios à fase de escolarização em que se encontram; que há uma clara cisão entre eles, uma vez que demonstram opiniões contrárias quanto à necessidade do uso e à influência do corretor automático como facilitador do emprego da norma culta; e certa diminuição da ocorrência de três tipos de desvios quando o recurso da autocorreção estava acionado, concomitante ao aumento da ocorrência dos outros quatro tipos.

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Publicado

2021-08-02

Como Citar

SIGRIST, V.; FELIZINDO, E. O uso do corretor automático vinculado ao aplicativo Whatsapp na escrita de jovens estudantes. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 24, 2021. DOI: 10.5216/ci.v24.62456. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/62456. Acesso em: 18 nov. 2024.