Economia colaborativa: novos modelos de negócio viabilizados pela comunicação digital

Autores

  • Myrian Luisa Cipriano Universidade de Taubaté
  • Monica Franchi Carniello Universidade de Taubate - UNITAU

DOI:

https://doi.org/10.5216/ci.v21i3.53491

Palavras-chave:

Aplicativos, compartilhamento, comunicação, Economia Colaborativa, tecnologia.

Resumo

A Economia Colaborativa é um conceito que foi potencializado com a tecnologia digital. O objetivo geral do artigo foi compreender a estrutura dos modelos de negócio de empresas que operam em ambiente digital, pautadas no conceito de economia colaborativa. Foram analisados os aplicativos Airbnb, BlaBlaCar, Couchsurfing e Uber, caracterizando uma pesquisa de base documental, em sua primeira fase. Uma segunda fase é caracterizada por pesquisa de campo, com aplicação de entrevistas em profundidade com profissionais que atuam com novos modelos de negócio em ambiente digital, selecionados a partir de amostra por julgamento. Verificou-se que  nem todos os aplicativos analisados de fato são pautados no conceito de economia colaborativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Myrian Luisa Cipriano, Universidade de Taubaté

Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Taubaté

Monica Franchi Carniello, Universidade de Taubate - UNITAU

Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC SP). Estágio de pós-doutorado na Universidade do Minho - PT. Docente do Mestrado em Planejamento e Desenvolvimento Regional da Universidade de Taubaté.

 

Referências

AIRBNB. About. Disponível em: <https://www.airbnb.com.br/about/about-us> Acesso em: 22 de abril de 2017.

BLABLACAR, Nossa história. Disponível em: <https://www.blablacar.com.br/sobre-nos/nossa-historia> Acesso em: 22 de abril de 2017

BLABLACAR, Só para elas. Disponível em: <https://www.blablacar.com.br/so-para-elas> Acesso em: 22 de abril de 2017

CASTELLS, Manuel. A Revolução da Tecnologia da Informação. In:______. Sociedade em Rede. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

CHRISTENSEN, Clayton M. O dilema da inovação: quando as novas tecnologias levam empresas ao fracasso. São Paulo: M.Books, 2011.

FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE, #18 Economia Colaborativa, São Paulo, 2016. 12 p. E-book. Disponível em: < http://fnq.org.br/informe-se/noticias/novo-e-book-da-fnq-apresenta-uma-analise-sobre-a-economia-colaborativa> Acesso em: 21 de fevereiro de 2017.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. O Manifesto Comunista. 3 ed. São Paulo, Global, 1988.

QUEIROZ, Daniela Gralha, de Caneda; MOURA, Ana Maria Mielniczuk. Ciência da Informação: história, conceitos e características. Em Questão. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre - RS. V. 21, n.3, p. 25-42. set/dez 2015. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/57516>. Acesso em: 21 de setembro de 2017.

SCHUMPETER, Joseph Alois. Teoria do Desenvolvimento Econômico: uma investigação sobre lucro, capital, crédito, juros e o ciclo económico. São Paulo: Nova Cultural, 1997.

UBER, Encontrando o caminho: criando possibilidades para usuários, motoristas e cidades. Disponível em: <https://www.uber.com/pt-BR/our-story/> Acesso em: 22 de abril de 2017.

Downloads

Publicado

2018-12-06

Como Citar

CIPRIANO, M. L.; CARNIELLO, M. F. Economia colaborativa: novos modelos de negócio viabilizados pela comunicação digital. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 21, n. 3, p. 185–206, 2018. DOI: 10.5216/ci.v21i3.53491. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/53491. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos