Economia colaborativa: novos modelos de negócio viabilizados pela comunicação digital
DOI:
https://doi.org/10.5216/ci.v21i3.53491Palavras-chave:
Aplicativos, compartilhamento, comunicação, Economia Colaborativa, tecnologia.Resumo
A Economia Colaborativa é um conceito que foi potencializado com a tecnologia digital. O objetivo geral do artigo foi compreender a estrutura dos modelos de negócio de empresas que operam em ambiente digital, pautadas no conceito de economia colaborativa. Foram analisados os aplicativos Airbnb, BlaBlaCar, Couchsurfing e Uber, caracterizando uma pesquisa de base documental, em sua primeira fase. Uma segunda fase é caracterizada por pesquisa de campo, com aplicação de entrevistas em profundidade com profissionais que atuam com novos modelos de negócio em ambiente digital, selecionados a partir de amostra por julgamento. Verificou-se que nem todos os aplicativos analisados de fato são pautados no conceito de economia colaborativa.
Downloads
Referências
AIRBNB. About. Disponível em: <https://www.airbnb.com.br/about/about-us> Acesso em: 22 de abril de 2017.
BLABLACAR, Nossa história. Disponível em: <https://www.blablacar.com.br/sobre-nos/nossa-historia> Acesso em: 22 de abril de 2017
BLABLACAR, Só para elas. Disponível em: <https://www.blablacar.com.br/so-para-elas> Acesso em: 22 de abril de 2017
CASTELLS, Manuel. A Revolução da Tecnologia da Informação. In:______. Sociedade em Rede. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
CHRISTENSEN, Clayton M. O dilema da inovação: quando as novas tecnologias levam empresas ao fracasso. São Paulo: M.Books, 2011.
FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE, #18 Economia Colaborativa, São Paulo, 2016. 12 p. E-book. Disponível em: < http://fnq.org.br/informe-se/noticias/novo-e-book-da-fnq-apresenta-uma-analise-sobre-a-economia-colaborativa> Acesso em: 21 de fevereiro de 2017.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. O Manifesto Comunista. 3 ed. São Paulo, Global, 1988.
QUEIROZ, Daniela Gralha, de Caneda; MOURA, Ana Maria Mielniczuk. Ciência da Informação: história, conceitos e características. Em Questão. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre - RS. V. 21, n.3, p. 25-42. set/dez 2015. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/57516>. Acesso em: 21 de setembro de 2017.
SCHUMPETER, Joseph Alois. Teoria do Desenvolvimento Econômico: uma investigação sobre lucro, capital, crédito, juros e o ciclo económico. São Paulo: Nova Cultural, 1997.
UBER, Encontrando o caminho: criando possibilidades para usuários, motoristas e cidades. Disponível em: <https://www.uber.com/pt-BR/our-story/> Acesso em: 22 de abril de 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos trabalhos publicados na revista Comunicação e Informação retêm os direitos autorais sem restrições e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial que permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria e o privilégio de publicação primeiramente por esta revista. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
Os direitos autorais dos artigos pertencem aos autores e o conteúdo dos artigos assinados é de responsabilidade exclusiva dos autores.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A revista também se reserva o direito de traduzir o artigo, no todo ou em parte, para o inglês ou para o português, dependendo do idioma em que o artigo tenha sido escrito originalmente.