O religioso na rede: interações e discursos nas religiões 2.0

Autores

  • Adriana do Amaral Freire Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Karla Regina Macena Pereira Patriota Bronsztein Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

DOI:

https://doi.org/10.5216/36820

Palavras-chave:

Religião 2.0. Reginaldo Manzotti. Ciber-igreja. Ciber-fiel. Religião do consumo.

Resumo

A ação de instituições religiosas no ambiente cultural das mídias digitais nos leva a perceber a emergência do que vem sendo também definido como Religião 2.0, conceito que propomos sopesar nesta reflexão.Para delimitar o universo de análise no ciberespaço e ilustrar o fenômeno a partir de um exemplo real, selecionamos como objeto os conteúdos digitais produzidos por/para umas das novas celebridades do catolicismo, o padre Reginaldo Manzotti, este assume a imagem de uma celebridade da fé católica, um popstar midiático que desponta direto de igrejas locais para as mídias digitais, numa perspectiva de abrangência nacional. Com este trabalho, portanto,  pretendemos observar, especificamente, o que configura a religião 2.0e como estainfluencia e interfere na cultura religiosa. Em paralelo, pretendemos observar a construção da imagem de uma celebridade da fé na web e como tal imagem pretende influenciara vivênciareligiosa dos fiéis.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana do Amaral Freire, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (PPGCOM/UFPE). Mestra em Extensão Rural e Desenvolvimento Local (UFRPE). Professora Substituta do curso de Relações Públicas da Universidade Federal da Paraíba (DECOM/UFPB). Brasil, Paraíba, João Pessoa.

Karla Regina Macena Pereira Patriota Bronsztein, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Pós-doutora em Antropologia Social pela Universidade de Cambridge - UK. Doutora em Sociologia e mestre em Comunicação pela UFPE. Professora do PPGCOM-UFPE e do curso de Publicidade e Propaganda da UFPE. Brasil, Pernambuco, Recife.

Referências

AOKI, C.; MACHADO, F. R. Acesso ao divino: a utilização de recursos digitais para práticas religiosas católicas. Revista de Estudos da Religião, São Paulo, ano. 10, p. 106-122, set. 2010.

BOURDIEU, P. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011.

CAMPBELL, C. A ética romântica e o espírito do consumismo moderno. Rio de Janeiro: Rocco, 2001

DEBORD, G. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

DURKHEIM, É. As formas elementares da vida religiosa. São Paulo: Paulinas, 1989.

FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

CAMPBELL, A. H. Digital religion: understanding religious practice in new media worlds. New York: Routledge, 2013.

LEMOS, A. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. 6. ed. Porto Alegre: Sulina, 2013.

LEVY, P. O que é o virtual. São Paulo: Ed. 34, 1996.

MIKLOS, J. Ciber-religião: a construção de vínculos religiosos na cibercultura. Aparecida: Ideias e Letras, 2012.

BRONSZTEIN, K. R. M. P. P. Nação dos 318: a religião do consumo na igreja universal do reino de deus. Comunicação mídia e consumo, São Paulo, ano 11, v. 11, n. 30, 2014.

SALUSTIANO, A. M; BRONSZTEIN, K. R. M. P. P. A consonância entre a religião e a sociedade de consumo na Bola de Neve Church. In: CONGRESSO INTERNACIONAL COMUNICAÇÃO E CONSUMO, 4., 2014, São Paulo. Anais... São Paulo: Comunicon, 2014.

PRIMO, A. Interações mediadas e remediadas: controvérsias entre as utopias da cibercultura e a grandeindústria midiática. In: PRIMO, A (Org.). A internet em rede. Porto Alegre: Sulina, 2013. p. 13-32.

SANTAELLA, L. Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo: Paulu, 2004.

SBARDELOTO, M. Interações em rituais on-line católicos: uma análise da prática religiosa em tempos de internet. In: RIBEIRO, J. C. (et. al.). Mídias sociais: saberes e representações. Salvador: EDUFBA, 2012.

SLATER, D. Cultura do consumo & modernidade. São Paulo: Nobel, 2002.

SPADARO, A. Ciberteologia: pensar o cristianismo nos tempos da rede. São Paulo: Paulinas, 2012.

WEBER, M. Sociologia de la religion. Buenos Aires: La Pléyade, 1978.

WOLTON, Dominique. Internet, e depois? Uma teoria crítica das novas mídias. 3. ed. Porto Alegre: Sulina, 2012.

Downloads

Publicado

2015-12-04

Como Citar

FREIRE, A. do A.; MACENA PEREIRA PATRIOTA BRONSZTEIN, K. R. O religioso na rede: interações e discursos nas religiões 2.0. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 18, n. 2, p. 36–52, 2015. DOI: 10.5216/36820. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/36820. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos