Representações místico-religiosas em Tenda dos Milagres: o viés do candomblé na ficção televisiva

Autores

  • Robéria Nádia Araújo Nascimento Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

DOI:

https://doi.org/10.5216/36145

Palavras-chave:

Tenda dos Milagres. Ficção televisiva. Candomblé.

Resumo

Este texto expõe os resultados de uma pesquisa[1]que analisou as simbologias da religiosidade afro-brasileira, especialmente o candomblé, na minissérie Tenda dos Milagres, inspirada na obra de Jorge Amado. Os fragmentos dos capítulos, as descrições das cenas e as entrevistas com praticantes contextualizam tradições e rituais que integram a mitologia dessa vertente, auxiliando a compreensão de suas representações no espaço social.


[1] Intitulada Os arquétipos místico-religiosos na ficção televisiva: o universo simbólico de Tenda dos Milagres, da linha de pesquisa Mídia e Estudos Culturais do Curso de Comunicação Social da UEPB com recursos do CNPq e concluída no ano de 2012. O artigo, portanto, apenas sintetiza o estudo, na tentativa de sinalizar o potencial investigativo das tramas literárias de Jorge Amado em suas transposições televisivas, que, na nossa ótica, configuram ricos objetos de análise para apropriações de diversas áreas do conhecimento científico.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robéria Nádia Araújo Nascimento, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora Titular do curso de Comunicação Social da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Brasil, Paraíba, Campina Grande.

Referências

ALBUQUERQUE, P. R. L. Os símbolos de Xangô. In: MIELE, N. (Org). Religiões, múltiplos territórios. João Pessoa: UFPB, 2012.

BULHÕES, M. A ficção nas mídias: um curso sobre a narrativa nos meios audiovisuais. São Paulo: Ática, 2009.

GEERTZ, C. J. O saber local: novos ensaios em antropologia interpretativa. Petrópolis: Vozes, 2000.

GORDILLO, I. Manual de narrativa televisiva. Madrid: Editorial Sintesis, 2010.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. 9. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.

ISAIA, A. C.; MANOEL, I. A. (Orgs.). Espiritismo & religiões afro-brasileiras: história e ciências sociais. São Paulo: Uniesp, 2012.

JOHNSON, R. O que é, afinal, estudos culturais? In: JOHNSON, R.; ESCOSTEGUY, A. C.; SCHULMAN, N. (Orgs.). O que é, afinal, estudos culturais? 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p. 7-132.

JOST, F. Compreender a televisão. Porto Alegre: Sulina, 2010.

LAPLANTINE, F. Aprender antropologia. São Paulo: Brasiliense, 1996.

LOPES, M. I. V.; BORELLI, S. H. S.; RESENDE, V. R. Vivendo com a telenovela: mediações, recepção, teleficcionalidade. São Paulo: Summus Editorial, 2002.

LOPES, M. I. V. Para uma revisão das identidades coletivas em tempos de globalização. In: LOPES, M. I. V. (Org). Telenovela: internacionalização e interculturalidade. São Paulo: Edições Loyola, 2004. p. 595-602.

MAFFESOLI, M. Elogio da razão sensível. Rio de Janeiro; Petrópolis: Vozes, 2005.

MARTÍN-BARBERO, J. Viagens da telenovela: dos muitos modos de viajar em, por, desde e com a telenovela. In: LOPES, M. I. V. (Org). Telenovela: internacionalização e interculturalidade. São Paulo: Edições Loyola, 2004. p. 23-46.

MOTTA, L. G. Análise pragmática da narrativa jornalística. In: LAGO, C.; BENETTI, M. (Orgs.). Metodologia de pesquisa em jornalismo. Petrópolis: Vozes, 2007. p. 144-167.

MOTTER, M. L. Mecanismos de renovação do gênero telenovela: empréstimos e doações. In: LOPES, M. I. V. (Org). Telenovela: internacionalização e interculturalidade. São Paulo: Edições Loyola, 2004. p. 251- 291.

NEGRÃO, L. N. (Org). Novas tramas do sagrado: trajetórias e multiplicidades. São Paulo: EDUSP, 2009.

PRANDI, R. Mitologia dos Orixás. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

SILVERSTONE, R. Por que estudar a mídia? São Paulo: Loyola, 2002.

VINAGRE SILVA, M. O exercício do poder feminino na tradição étnico-religiosa iorubá no Brasil: uma estratégia para concretizar direitos em uma sociedade globalizada e desigual. In: CONFERÊNCIA MUNDIAL DE SERVIÇO SOCIAL, 19., 2007, Salvador. Anais... Salvador: CFESS, 2008.

Downloads

Publicado

2015-12-04

Como Citar

NASCIMENTO, R. N. A. Representações místico-religiosas em Tenda dos Milagres: o viés do candomblé na ficção televisiva. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 18, n. 2, p. 93–111, 2015. DOI: 10.5216/36145. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/36145. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos