A agenda setting: os meios de comunicação como construtores da realidade social
DOI:
https://doi.org/10.5216/35712Palavras-chave:
Agenda Setting. Efeitos em Longo Prazo. Representações Sociais.Resumo
Este artigo aborda os estudos dos Efeitos em Longo Prazo, com enfoque naqueles que envolvem a Agenda Setting. A corrente trata sobre os efeitos da mídia e foi desenvolvida pelos pesquisadores Maxwell McCombs e Donald Shaw. As pesquisas tiveram início no final dos anos 60 durante as eleições presidenciais nos Estados Unidos e se desenvolveram, tendo como pressuposto central a afirmação que os meios de comunicação de massa são capazes de definir temas e assuntos na agenda das pessoas. Essa capacidade aponta uma consistência da mídia em definir a realidade social e o poder de modificar as imagens do mundo. Ao final, procura-se também estabelecer a correlação da Agenda Setting com a Teoria das Representações Sociais, corrente da Psicologia Social. Os principais autores utilizados são McCombs (2009), Wolf (2005), Nery e Temer (2009) e Moscovici (2003).Downloads
Referências
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