Percepção dos utilizadores sobre o software de análise qualitativa webQDA
DOI:
https://doi.org/10.5216/33270Palavras-chave:
webQDA. Análise de dados. Avaliação de Software. Formação.Resumo
A investigação de natureza quantitativa revela-se limitadapara responder algumas das questões das ciências humanas e sociais.Por outro lado, os investigadores reconhecem cada vez mais que a investigação qualitativa tem uma importância crucial para muitas das questões de investigação que gostaríamos aprofundar. A qualidade e o número de trabalhos nesta área são consideráveis, mas são muitos os desafios a enfrentar. Um dos desafios que discutiremos neste artigo é ao nível da formação de novos investigadores na conjugação de técnicas de análise e um software disponível para potencializar esta mesma análise. Assim, neste trabalho, apresentamos as percepções de investigadores sobre a utilização do software webQDA no contexto de uma formação avançada. Para além do perfil dos participantes, apresentamos também uma avaliação sobre o programa de formação em si. O Web Qualitative Data Analysis (webQDA) é um software de apoio à análise qualitativa que pode ser acedido através da internet, proporcionando um ambiente seguro de trabalho colaborativo (www.webqda.com). Recorremos a uma análise qualitativa de questões abertas com a utilização do próprio webQDA, que foram recolhidas através de um inquérito por questionário. Os resultados apontam para uma percepção positiva dos formandos acerca da utilização do webQDA e da própria formação. No entanto, apontam limitações técnicas que na versão inicial do sistema ainda não se encontravam disponíveis, tais como: exportar tabelas para Excel, imprimir e exportar dados textuais e trabalhar offline. Quanto à formação, sugerem que é necessário mais tempo para a dimensão do questionamento e cruzamentos dos dados com apoio do webQDA. Foi possível perceber também que a utilização do software é um elemento dinamizador de novas compreensões e aprofundamentos sobre o processo de análise qualitativa de dados.
Downloads
Referências
CARRERA-FERNÁNDEZ, María Jesús; GUÀRDIA-OLMOS, Joan; PERÓ-CEBOLLERO, Maribel. Qualitative methods of data analysis in psychology: an analysis of the literature. Qualitative Research, Barcelona, v. 14, n. 1, p. 20-36, nov. 2012.
INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION. ISO/IEC9126. Avaliação de Qualidade de Produtos de Software . Geneva: International Standards Organisation. [s.i.], 1999.
LINDA, S. G.;KRISTI, J.;GREGORIO, S. di. Tools for analyzing qualitative data: the history and relevance of qualitative data analysis software. In.: SPECTOR, J. M. et al (Eds.), Handbook of Research on Educational Communications and Technology. 4. ed. London: Springer, 2014. p. 221-236.
NERI DE SOUZA, D.;COSTA, A. P.; NERI DE SOUZA, F. Avaliação da Perceção dos Formandos sobre o Software WebQDA. In: Actas...II Congresso Internacional TIC E Educação (ticEDUCA2012). Lisboa: ticEDUCA, 2012a.
NERI DE SOUZA, D.; COSTA, A. P.; NERI DE SOUZA, F. Avaliação da Perceção dos Formandos sobre o Software WebQDA. In:Actas... II Congresso Internacional TIC e Educação (ticEDUCA2012). Lisboa, 2012b. p. 365–376.
N
ERI DE SOUZA, F.;COSTA, António Pedro; MOREIRA, A. Questionamento no Processo de Análise de Dados Qualitativos com apoio do software webQDA.EDUSER: Revista de Educação, Inovação Em Educação Com TIC, v.3, n. 1, p. 19–30, 2011.
NERI DE SOUZA, F.;COSTA, A. P.;MOREIRA, A. WebQDA: Software de Apoio à Análise Qualitativa. In.:ROCHA, A. (Ed.). Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, 5CISTI’2010. Santiago de Compostela, Espanha: Universidade de Santiago de Compostela, 2010.
NERI DE SOUZA, F.; COSTA, A. P.; MOREIRA, A. WebQDA: manual do Utilizador. 2. ed..Portugal: Universidade de Aveiro, 2013.
DEJONG, Menno; SCHELLENS, Peter Jan. Reader-Focused Text Evaluation: An Overview of Goals and Methods. Journal Of Business And Technical Communication,[s.i.], v. 11, n. 4, p.402-432, out. 1997.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos trabalhos publicados na revista Comunicação e Informação retêm os direitos autorais sem restrições e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial que permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria e o privilégio de publicação primeiramente por esta revista. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
Os direitos autorais dos artigos pertencem aos autores e o conteúdo dos artigos assinados é de responsabilidade exclusiva dos autores.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A revista também se reserva o direito de traduzir o artigo, no todo ou em parte, para o inglês ou para o português, dependendo do idioma em que o artigo tenha sido escrito originalmente.