Comunicação pública, cidadania e Ministério Público: desafios na era da sociedade em rede

Autores

  • Tiago Mainieri Universidade Federal de Goiás (UFG), Faculdade de Informação e Comunicação (FIC)
  • Cristina Rosa Franco

DOI:

https://doi.org/10.5216/32575

Palavras-chave:

Comunicação Pública, Cidadania, Internet, Ministério Público

Resumo

Comunicação pública e cidadania são conceitos que se aproximam, na medida em que a comunicação, dita pública, está enraizada na ideia de meio para a construção da cidadania. Aliado a estes conceitos está uma instituição singular no âmbito do sistema de justiça brasileiro, o Ministério Público, órgão que tem entre suas atribuições principais a defesa da cidadania. Assim, com base em dados da Pesquisa Brasileira de Mídia 2014, em pesquisa documental e na observação direta do Ministério Público de Goiás, pretende-se analisar os desafios da comunicação com o cidadão, tendo em vista os hábitos de consumo de mídia. Por fim, busca-se compreender quais as influências exercidas pela internet e as possibilidades de utilização desse meio para a comunicação pública.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRANDÃO, Elizabeth Pazito. In: DUARTE, Jorge (Org.). Comunicação pública: estado, mercado, sociedade e interesse público. São Paulo: Atlas, 2009.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.

CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil. São Paulo: Civilização Brasileira, 2010.

CASTELLS, Manuel. A galáxia internet: reflexões sobre a internet, negócios e sociedade. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2004.

CHAUÍ, Marilena. Simulacro e Poder: uma análise da mídia. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2006.

DALLARI, Dalmo de Abreu. Um breve histórico dos direitos humanos. In: CARVALHO, José Sérgio. Educação, cidadania e direitos humanos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

DI FELICE, M. Auréola digital: a crise dos pontos de vista centrais e o fim do direito exclusivo da edição das informações. In: OLIVEIRA, I. L.; MARCHIORI, M. (Org.). Redes sociais, comunicação, organizações. 1. ed. São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2012. v. 1, p. 147-166.

DUARTE, Jorge. Comunicação pública: estado, mercado, sociedade e interesse público, São Paulo: Atlas, 2009.

DUARTE, M. Y. M. Comunicação e cidadania. In: DUARTE, Jorge (Org.). Comunicação pública: estado, mercado, sociedade e interesse público. São Paulo: Atlas, 2009.

ESTEVES, João Pissara. Opinião pública e mídias sociais: deliberação nas novas redes de comunicação e interação.In: OLIVEIRA, I. L.; MARCHIORI, M. (Org.). Redes sociais, comunicação, organizações. 1. ed. São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2012.

MONTEIRO, Graça França.A singularidade da comunicação pública. In: DUARTE, Jorge (Org.). Comunicação pública: estado, mercado, sociedade e interesse público. São Paulo: Atlas, 2009. p. 34-46.

MORAES, Dênis. Comunicação alternativa em rede e difusão contra-hegemônica. In: COUTINHO, Eduardo Granja (Org.). Comunicação e contra-hegemonia: processos culturais e comunicacionais de contestação, pressão e resistência. 1. ed.Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2008. , p. 39-64.

LÉVY, Pierre; LEMOS, André. O futuro da internet: em direção a uma ciberdemocracia planetária. São Paulo: Paulus, 2010.

NERY, V.C.A.; TEMER. A.C.R.P. Para entender as teorias da comunicação. Uberlândia: EDUFU, 2009.Pesquisa Brasileira de Mídia 2014.

PESQUISA de Imagem do MP e CNMP (CNMP, 2012). Instituto Análise São Paulo. Disponível em: <http://www.cnmp.mp.br/portal/images/stories/Noticias/2012/pesquisa_imagem_quali.pdf>. Acesso em: abril de 2013.

PORTAL Transparência do Ministério Público de Goiás. Disponível em: . Acesso em: 4 de julho de 2014.

SADEK, Maria Tereza. A construção de um novo Ministério Público resolutivo. Palestra apresentada na Semana do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, 2008. Disponível em: <https://aplicacao.mpmg.mp.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/135/constru%C3%A7ao%20novo%20mp_Sadek.pdf?sequence=1>. Acesso em: Junho de 2014.

TUFTE, Thomas. O renascimento da comunicação para a transformação social.Intercom:Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, v. 36, n. 2, p. 61-90, jul./dez. 2013.

WOLTON, Dominique. Internet, e depois? Uma teoria críticas das novas mídias. 3. ed. Porto Alegre: Sulina, 2012.

ZÉMOR, Pierre. La Communication publique. Paris: PUF, 1995.

Downloads

Publicado

2014-12-15

Como Citar

MAINIERI, T.; FRANCO, C. R. Comunicação pública, cidadania e Ministério Público: desafios na era da sociedade em rede. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 17, n. 2, p. 202–215, 2014. DOI: 10.5216/32575. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/32575. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Caderno Casadinho Procad UFG - UFRJ