A avaliação formativa no ensino superior: o contributo do feedback interativo e construtivo na aprendizagem ativa dos estudantes
DOI:
https://doi.org/10.5216/31821Palavras-chave:
Ensino Superior. Avaliação formativa. Feedback interativo e construtivo.Resumo
Neste artigo, apresentam-se os principais resultados de uma investigação, que teve como principal objetivo analisar a importância do feedback como estratégia de avaliação formativa e de melhoria do desempenho dos estudantes. O objeto de estudo foi uma unidade curricular (UC) integrada no currículo de Mestrado Integrado em Psicologia, numa Instituição de Ensino Superior. Observámos 20h de aulas, no 2º semestre de 2013/2014 e realizámos uma entrevista semiestruturada ao docente que lecionou a UC e uma entrevista focus group a 5 estudantes que a frequentaram. Os dados foram analisados e categorizados com recurso ao webQDA- Software de Apoio à Análise Qualitativa. O feedback, interativo e construtivo, promovia o envolvimento dos estudantes na acomodação dos seus processos cognitivos, ajudando-os a desenvolver competências de regulação, ao mesmo tempo que promovia uma aprendizagem consistente. O docente criava ambientes de aprendizagem dinâmicos e não ameaçadores, estimulava a participação, a partilha, a colaboração, a exposição pessoal e a crítica construtiva.Em contextos similares de avaliação formativa, o recurso pelo docente e pelos estudantes ao feedback construtivo e interativo deve ser uma estratégia de regulação para a melhoria e consolidação da aprendizagem.
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