A TV que crianças e adolescentes fariam, se tivessem uma câmara na mão...

Autores

  • Vânia Lúcia Quintão Carneiro Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.5216/c&i.v8i2.24696

Palavras-chave:

Crianças, adolescentes e Televisão. Tv de qualidade. Participação de crianças e adolescentes. Linguagem audiovisual na escola. Leitura critica e criativa. Programação para criança e adolescentes. TV e educação.

Resumo

Esta pesquisa investiga as percepções de (424) crianças e adolescentes sobre a programação que assistem e sobre o que produziriam para TV se tivessem uma câmara na mão. A coleta dos dados se realizou em 12 (doze) escolas públicas do Distrito Federal, freqüentadas por estudantes de médio e baixo poder aquisitivo. Um questionário foi aplicado aos estudante, que também elaboraram individualmente um roteiro audiovisual (tipo storyboard). A elaboração do roteiro pelas crianças e adolescentes se deu a partir da questão: que programa de TV fariam se tivessem uma câmara na mão? Este trabalho apresenta as análises das respostas das crianças e dos adolescentes a essa questão, bem como às outras perguntas do questionário, o que permitiu observar qual a relação que eles mantêm com a televisão e quais roteiros de programas de TV que eles gostariam de ver em exibição nos canais abertos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vânia Lúcia Quintão Carneiro, Universidade de Brasília (UnB)

Professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.

Downloads

Publicado

2013-06-19

Como Citar

CARNEIRO, V. L. Q. A TV que crianças e adolescentes fariam, se tivessem uma câmara na mão... Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 8, n. 2, p. 129–138, 2013. DOI: 10.5216/c&i.v8i2.24696. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/24696. Acesso em: 24 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos