Perfis e limites na pró-atividade dos novos sujeitos midiátiços advindos com a Internet

Autores

  • Carlos Alberto Zanotti Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).

DOI:

https://doi.org/10.5216/c&i.v11i1.22817

Palavras-chave:

Jornalismo e internet. Cartas de leitores. Cibercultura. Cidadania digital.

Resumo

Este trabalho apresenta resultados de pesquisa realizada a partir de 440 comentários, enviados via internet, às colunas de leitores de três publicações jornalísticas da cidade de Campinas (SP): um jornal diário, uma revista semanal e um portal noticioso, todos pertencentes a um mesmo grupo editorial. Enquanto cenários discursivos, estes espaços refletem perfis, preocupações e interesses dos novos sujeitos midiáticos advindos com a mais importante ferramenta da nova mídia - o correio eletrônico. Além de registrar uma ainda clara preferência pela utilização do meio impresso, a pesquisa aponta que as possibilidades de intervenção destes novos atores permanece fortemente orquestrada pelos próprios meios.

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Biografia do Autor

Carlos Alberto Zanotti, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).

Professor e pesquisador da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas.

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Publicado

2013-02-27

Como Citar

ZANOTTI, C. A. Perfis e limites na pró-atividade dos novos sujeitos midiátiços advindos com a Internet. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 11, n. 1, p. 67–79, 2013. DOI: 10.5216/c&i.v11i1.22817. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/22817. Acesso em: 24 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos