A imagem e o exercício de um pensamento comunicacional hoje
DOI:
https://doi.org/10.5216/c&i.v11i1.22812Palavras-chave:
Imagem. Cultura comunicacional. Pensamento comunicacional. Comunicação e semiótica.Resumo
Desde o surgimento da escrita privilegiamos o visual em nossa comunicação, tanto na composição das mensagens quanto no desenvolvimento de tecnologias. No entanto, este visual tem dois modos de manifestação: sob a forma do texto, que privilegia o símbolo e sob a forma da imagem onde ôsíndices e ícones predominam. Essas duas categorias de signos e mensagens visuais têm posições distintas na historia da evolução humana e funcionam segundo lógicas de representação divergentes.Contudo, encontram-se hoje reunidas em uma cultura marcada pela tecnologia dtgítal e na vigência de um pensamento comunicacional. Este artigo apresenta um início de compreensão das passagens históricas e lógicas de um tipo de signo ou tipo de mensagem visual a outro, tentando entender como o pensamento comunicacional e a tecnologia podem explicar certo privilégio da Imagem sobre o texto atualmente.Downloads
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