A imagem e o exercício de um pensamento comunicacional hoje

Autores

  • Aline Veríssimo Monteiro Escola Superior de Propaganda e Marketing- RJ

DOI:

https://doi.org/10.5216/c&i.v11i1.22812

Palavras-chave:

Imagem. Cultura comunicacional. Pensamento comunicacional. Comunicação e semiótica.

Resumo

Desde o surgimento da escrita privilegiamos o visual em nossa comunicação, tanto na composição das mensagens quanto no desenvolvimento de tecnologias. No entanto, este visual tem dois modos de manifestação: sob a forma do texto, que privilegia o símbolo e sob a forma da imagem onde ôsíndices e ícones predominam. Essas duas categorias de signos e mensagens visuais têm posições distintas na historia da evolução humana e funcionam segundo lógicas de representação divergentes.Contudo, encontram-se hoje reunidas em uma cultura marcada pela tecnologia dtgítal e na vigência de um pensamento comunicacional. Este artigo apresenta um início de compreensão das passagens históricas e lógicas de um tipo de signo ou tipo de mensagem visual a outro, tentando entender como o pensamento comunicacional e a tecnologia podem explicar certo privilégio da Imagem sobre o texto atualmente.

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Biografia do Autor

Aline Veríssimo Monteiro, Escola Superior de Propaganda e Marketing- RJ

Professora da Escola Superior de Propaganda e Marketing - RJ, Doutora em Comunicação e Cultura pela ECQ/UFRJ.

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Publicado

2013-02-27

Como Citar

MONTEIRO, A. V. A imagem e o exercício de um pensamento comunicacional hoje. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 11, n. 1, p. 9–18, 2013. DOI: 10.5216/c&i.v11i1.22812. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/22812. Acesso em: 30 jun. 2022.

Edição

Seção

Artigos