Imagens do envelhecimento: como a mídia brasileira representa a mulher de meia idade

Autores

  • Maria Luiza Martins de Mendonça Universidade Federal de Goiás (UFG)

DOI:

https://doi.org/10.5216/c&i.v14i2.22450

Palavras-chave:

Mulheres. Envelhecimento. Mídia. Representação. Women. Aging. Media. Representation.

Resumo

Se ao longo da vida mulheres e homens não são apenas diferentes, mas desiguais, pode-se supor que mulheres envelhecem diferentemente e tem de encarar as discriminações e desvantagens estruturais acumuladas ao longo da vida. Homens de meia idade possuem atributos nem sempre relacionados à sua aparência física, como maturidade, charme, poder, sucesso financeiro. Ao contrário, espera-se das mulheres que sejam jovens, bonitas e sexy. A importância de um corpo permanentemente jovem e bem modelado pode ser visto também a partir das estratégias de marketing presentes na mídia e que influencia a construção das representações, imagens e subjetividade das mulheres.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Luiza Martins de Mendonça, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutora em Comunicação e professora na Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia (FACOMB) da Universidade Federal de Goiás.

Downloads

Publicado

2013-02-07

Como Citar

MENDONÇA, M. L. M. de. Imagens do envelhecimento: como a mídia brasileira representa a mulher de meia idade. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 14, n. 2, p. 139–153, 2013. DOI: 10.5216/c&i.v14i2.22450. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/22450. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos