A linguagem retórica da propaganda: uma análise comparativa
DOI:
https://doi.org/10.5216/c&i.v13i1.19283Palavras-chave:
Publicidade. Propaganda. Retórica. Aristóteles.Resumo
A retórica vem sendo utilizada como uma ferramenta persuasivadesde os tempos da Grécia Antiga, e nos séc. XX e XXI ela tem retomadosua força com a massificação dos meios de comunicação ea utilização dos mesmos para a divulgação de produtos, serviços emarcas pela propaganda e publicidade. Este estudo tem como objetivo aprofundar o estudo das relações que podem ser feitas entre a linguagem da propaganda e o sistema retórico desenvolvido por Aristóteles, passando por todas as suas etapas: Invenção, Disposição, Elocução e Ação. Foi abordada também a maneira como apropaganda se utiliza dos argumentos e do estilo para alcançar apersuasão, além da relação do texto publicitário com o etos, patos e logos, para concluir que a propaganda, como um texto persuasivo por essência, se utiliza muito mais da retórica do que imaginam os criativos que a produzem.
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