O Estado contra a geografia: desafios da Universalização da Educação Básica pelo prisma das Coordenadas Geográficas dos Endereços dos Estabelecimentos de Ensino do IBGE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ag.v18i1.79144

Resumo

As Coordenadas Geográficas dos Endereços dos Domicílios e dos Estabelecimentos, por tipo, disponibilizadas pelo IBGE, possibilitam um variado conjunto de análises em uma escala sem precedentes para o território brasileiro. Elaboramos, a partir da compreensão metodológica adotada pelo IBGE, uma reflexão sobre os desafios enfrentados pelo Estado no processo universalização da oferta de ensino básico público, especialmente naqueles municípios sem oferta de ensino privado.

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Publicado

2024-04-20

Como Citar

ARRAIS, T. P. A.; MAZZINI, J. P.; FERNANDES DE MIRANDA, A. O Estado contra a geografia: desafios da Universalização da Educação Básica pelo prisma das Coordenadas Geográficas dos Endereços dos Estabelecimentos de Ensino do IBGE. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 18, n. 1, p. 116–143, 2024. DOI: 10.5216/ag.v18i1.79144. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/79144. Acesso em: 17 jul. 2024.

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Artigos