O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse 5 MB).
  • Todos os endereços de páginas na Internet (URLs) incluídos no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.
  • O texto está em espaço 1 e 1/2; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL); com figuras, quadros e tabelas inseridas no texto, e não em seu final.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, com especial atenção à revisão do texto integral e traduções do título e resumo.

Diretrizes para Autores

ATENÇÃO: as submissões estão temporariamente suspensas em função da grande quantidade de manuscritos recebidos nos últimos meses.

Agradecemos a compreensão.

 

- Todos os textos enviados a esta revista devem ser inéditos e redigidos em português, espanhol, inglês ou francês. Também poderão ser aceitos textos que traduzem, para o português ou o inglês, publicações internacionais de grande relevância com a devida autorização do(s) autor(es). 

- Os textos devem ser apresentados com extensão mínima de 4.000 e máxima de 7.000 palavras, com margem (direita, esquerda, superior e inferior) de 3 cm, em formato A-4 (210x297mm), e enviados por meio eletrônico ou em mídia digital (CD, DVD etc.). Os textos devem ser compostos em Word para Windows, utilizando-se a fonte Times New Roman, tamanho 12, e espaço entrelinhas de 1 e ½.

- O cabeçalho deve conter o título na língua original (contendo apenas a inicial da primeira palavra e dos nomes próprios em letra maiúscula), e traduzido para duas outras línguas (inglês, francês, espanhol ou português, se essa não for a língua original). Na segunda linha, o nome do(s) autor(es), seguido da filiação instituicional e e-mail. No final do trabalho, após as referências bibliográficas, deve conter informações referentes à formação, filiação institucional do(s) autor(es) (por extenso e de forma completa conforme exemplo a seguir) e endereços postal e eletrônico.

Exemplo:

  • Mário de Araújo Sodré
  • Doutor em Geografia pela Universidade do Vale, mestre em Desenvolvimento Regional pelo Centro Universitário e graduado em Geografia pela Universidade de Aldeias. Atualmente é professor efetivo do Centro Universitário de Campos do Norte, onde também atua no Programa de Pós-Graduação...
  • Rua Marechal Deorodo, 141, Cep: 76680-200, Campos do Norte.
  • E-mail: andrade2000@imal.com

*Estas mesmas informações também devem estar registradas no Resumo da Biografia do(a) autor(a) quando for realizada a submissão do manuscrito.

IMPORTANTE: desde agosto de 2013 a revista aceita artigos com, no máximo, três (03) autores. A co-autoria implica em participação direta em todas as fases da produção (coleta e interpretação de dados, análise literária, produção de texto e revisão). Orientações e/ou leituras críticas de terceiros não justificam a condição de co-autoria. Caso julgue necessário, o conselho editorial solicitará uma carta com assinatura de todos os autores declarando efetiva participação em todo processo de construção do manuscrito e se responsabilizando pelo conteúdo publicado. Além disso, desde outubro de 2012, quando foi publicado a últiima Edição Especial, este periódico não publica trabalhos integrais ou que contenha partes publicadas em Anais de eventos de qualquer natureza. 

- O texto deve ser acompanhado de resumo na língua original e traduzido para duas outras línguas (inglês, francês, espanhol ou português, se essa não for a língua original), com  um máximo de 170 palavras, em espaço simples, e uma relação de 3 ou 4 palavras-chave que identifiquem o conteúdo do texto.

- É necessária atenção com a exata correção das traduções. Caso isso não seja cumprido, o artigo não será elegível para publicação. É indispensável, portanto, o envio de declaração de traduções do título e resumo elaborada e assinada por tradutor(a) profissional. Mesmo com as declarações, caso julgue necessário, a Equipe Editorial solicitará revisão e/ou envio de novas traduções. A referida declaração deve ser encaminhada durante a submissão, em "documentos suplementares". Baixe o modelo da Declaração de Traduções AQUI.

- A estrutura do texto deve ser dividida em partes não numeradas, com título e subtítulos escritos em caixa baixa. É essencial conter introdução e conclusão ou considerações finais. Recomenda-se realizar a revisão do artigo por profissionais especializados. Caso o artigo seja aprovado, o Conselho Editorial, caso julgue necessário, solicitará o envio de declaração de revisão do texto integral elaborada por revisor profissional.

- As notas de rodapé não deverão ser usadas para referências bibliográficas. Esse recurso pode ser utilizado quando extremamente necessário e cada nota pode ter em torno de até 3 linhas.

- Agradecimento ou nota de vínculo do manuscrito com projeto de pesquisa deve ser inserido após as referências bibliográficas, utilizando-se a fonte Times New Roman, tamanho 11 e espaço simples entrelinhas.

- As citações e referências bibliográficas seguirão as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), as quais são exemplificadas ao final destas diretrizes.

- As ilustrações (figuras, tabelas etc.) devem ser enviadas no corpo do texto (formatos JPG, TIF ou CDR), coloridas ou em preto e branco. Imagens, fotografias, Gráficos e Mapas devem ser intitulados como "Figuras" na parte inferior da imagem. As dimensões máximas, incluindo legenda e título, são as do formato A-4 em layout retrato (nunca paisagem). Caso a figura seja uma fotografia do(a) próprio(a) autor(a) do artigo, deve constar a fonte como "fotografia do(a) autor(a)" seguida do ano entre parêntese.

 

Instruções gerais

• Os originais serão apreciados pela Equipe Editorial, que poderá aceitar, recusar ou reapresentar o original ao(s) autor(es) com sugestões de alterações editoriais. Os artigos terão o(s) nome(s) do(s) autor(es) retirados e serão enviados aos pareceristas, cujos nomes permanecerão em sigilo.

• A Revista Ateliê Geográfico disponibilizará os artigos para consulta e reprodução em seu site, com a devida indicação da obrigatoriedade de citação da fonte. Os conceitos emitidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não implicando, necessariamente, na concordância da Equipe Editorial.

• Os manuscritos que sejam resultado ou que contenham partes de dissertação ou de tese poderão ter como co-autoria somente o(a) orientador(a) e/ou o(a) co-orientador(a) desde que obedeçam os critérios do quarto parágrafo destas diretrizes.

• Os trabalhos não postados diretamente no site da Revista poderão ser encaminhados em mídia digital para: Revista Ateliê Geográfico – Equipe Editorial. Instituto de Estudos Socioambientais. Universidade Federal de Goiás. Campus Samambaia. Caixa Postal 131, CEP 74001-970. Goiânia (GO) – Brasil.

• Para outras informações, envie mensagem para o e-mail:laracristineufg@yahoo.com.br

 

Exemplificação para citações e referências bibliográficas segundo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT):

De acordo com a NBR-10520:2001 da ABNT, as Referências deverão ter chamadas no texto pelo(s) sobrenome(s) do(s) autor(es), em maiúsculas, data e página, quando dentro do parêntesis (SILVA, 1995, p.43) e em minúsculas quando inseridas na frase: Segundo Silva (1995, p.43).

Se um mesmo autor citado tiver mais de uma publicação no mesmo ano, identificar cada uma delas por letras, (SILVA, 1995a, p.35).

Solicita-se evitar ao máximo notas de rodapé.

As Referências (somente aquelas citadas no texto) completas deverão constar ao final do texto, alinhadas totalmente à esquerda, em ordem alfabética, e elaboradas de acordo com a NBR-6023:2002 da ABNT. Para acessá-la, clique aqui.

 

EXEMPLOS: (atentar para a pontuação e estilo)

Livro

SOBRENOME, Nomes. Título do Livro. Local de Edição: Editora, ano da publicação.

Exemplo: SANTOS, Milton. Espaço e método. São Paulo: Nobel, 1985.

Capítulo de livro

SOBRENOME, Nomes (do autor do capítulo). Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nomes (Ed., Org., Comp.) Título do Livro. Local de Edição: Editora, ano de publicação. página inicial – página final do capítulo.

Exemplo: IANNI, Octavio. Globalização e diversidade. In: FERREIRA, Leila C.; VIOLA, Eduardo (Org.). Incertezas de sustentabilidade na globalização. Campinas: Ed. da Unicamp, 1996. p. 93-102.

Artigo

Exemplos:

TEIXEIRA NETO, Antônio. Os caminhos de ontem e de hoje em direção a Goiás-Tocantins. Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v. 21, n. 1, p. 51-68, jan.-jul. 2001.

OLIVEIRA, Floriano J. G. de; RIBEIRO, Guilherme. Políticas públicas e territoriais em perspectiva: a política para além da gestão. Espaço e Economia, Rio de Janeiro, n.3, 10 set. 2013. Disponível em <http://espacoeconomia.revues.org/599>. Acesso em: 16 jan. 2014.

Tese/Dissertação

SOBRENOME, Nomes. Título da tese/dissertação. Data de publicação. Nr. de f. Tese/Dissertação (Doutorado/Mestrado em ...) - Instituto, Universidade, local da defesa, data de defesa.

Evento

SOBRENOME, Nomes. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO EM CAIXA ALTA, 5., Cidade, data. Título Anais, Proceedings... Local de edição: Editora, data. página inicial-final do trabalho.

As citações textuais de menos de três linhas deverão aparecer no decorrer do texto, na mesma letra (sem itálicos) e entre aspas.

As citações que ocuparem mais de três linhas deverão ser digitadas separadas do texto principal, com recuo, sem aspas nem itálicos e em letra de tamanho menor que aquela do texto principal. Em ambos os casos, deve ser citado o SOBRENOME do autor, ano, página.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados no sistema desta revista (exceto aqueles que serão publicados nos artigos) serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.