A problematização geográfica no processo formativo escolar
DOI :
https://doi.org/10.5216/ag.v18i1.79019Résumé
Considerando os desafios do processo formativo escolar, este artigo tematiza as relações e a composição da postura e da atitude interrogativa no ensino amparadas no espaço geográfico. O objetivo é discutir a indagação implicando a abordagem geográfica de paisagem, lugar e cotidiano como caminho para o ensino de conhecimentos que fomentem a educação geográfica. Aportado na hermenêutica dialógica, discute por que e o que perguntar, por que ensinar interrogando o espaço geográfico e por que é importante o ensino de Geografia na escola. O resultado da pesquisa apresenta aspectos que compreendem o movimento de pensar, articulando inquirições reflexivas à escola, aos professores em geral e aos professores e aulas de Geografia, e argumentos que sustentam a vinculação dos significantes espaciais com os significados conceituais. Como conclusão, afirma a educação geográfica como modo de abordagem dos conhecimentos possibilitando a emancipação, o que implica a interpelação intencional, provocativa, sistemática e prospectiva entre os conteúdos da realidade e os conteúdos das disciplinas.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).