O Estado contra a geografia: desafios da Universalização da Educação Básica pelo prisma das Coordenadas Geográficas dos Endereços dos Estabelecimentos de Ensino do IBGE
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v18i1.79144Resumo
As Coordenadas Geográficas dos Endereços dos Domicílios e dos Estabelecimentos, por tipo, disponibilizadas pelo IBGE, possibilitam um variado conjunto de análises em uma escala sem precedentes para o território brasileiro. Elaboramos, a partir da compreensão metodológica adotada pelo IBGE, uma reflexão sobre os desafios enfrentados pelo Estado no processo universalização da oferta de ensino básico público, especialmente naqueles municípios sem oferta de ensino privado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).