A problematização geográfica no processo formativo escolar
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v18i1.79019Resumo
Considerando os desafios do processo formativo escolar, este artigo tematiza as relações e a composição da postura e da atitude interrogativa no ensino amparadas no espaço geográfico. O objetivo é discutir a indagação implicando a abordagem geográfica de paisagem, lugar e cotidiano como caminho para o ensino de conhecimentos que fomentem a educação geográfica. Aportado na hermenêutica dialógica, discute por que e o que perguntar, por que ensinar interrogando o espaço geográfico e por que é importante o ensino de Geografia na escola. O resultado da pesquisa apresenta aspectos que compreendem o movimento de pensar, articulando inquirições reflexivas à escola, aos professores em geral e aos professores e aulas de Geografia, e argumentos que sustentam a vinculação dos significantes espaciais com os significados conceituais. Como conclusão, afirma a educação geográfica como modo de abordagem dos conhecimentos possibilitando a emancipação, o que implica a interpelação intencional, provocativa, sistemática e prospectiva entre os conteúdos da realidade e os conteúdos das disciplinas.
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