O papel da Central de Abastecimento Maracanaú (CE) no sistema agroalimentar de Fortaleza e sua Região Metropolitana
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v18i3.78450Resumo
Este artigo analisa as intervenções estatais e políticas de abastecimento implementadas para enfrentar crises no sistema agroalimentar brasileiro, com foco no fornecimento para as principais metrópoles do país. O estudo concentra-se na CEASA Maracanaú (CE), responsável pelo abastecimento de feiras, mercearias, mercados e redes de supermercados em Fortaleza e Região Metropolitana. Utilizando uma abordagem quali-quantitativa, a pesquisa compreende revisão de literatura, levantamento e análise de dados quantitativos, análise de documentos oficiais e entrevistas com funcionários e permissionários da CEASA. Os resultados destacam as medidas estatais adotadas em momentos de crise agroalimentar no Brasil, caracterizam as CEASAs nacionalmente e evidenciam a importância da CEASA Maracanaú para o sistema agroalimentar de Fortaleza e região. Este estudo provoca reflexões cruciais para o aprimoramento do planejamento de sistemas agroalimentares urbanos diante de crises alimentares.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).