Currículo e políticas educacionais para Educação Infantil no contexto do ensino de Arte/Dança potiguar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v10i1.79306

Resumo

O texto tem por objetivo analisar a inserção do ensino de Arte/Dança no contexto da Educação Infantil do Estado do Rio Grande do Norte a partir de perguntas-respostas enviadas a secretarias municipais de Educação de duas microrregiões potiguar. Complementa a análise reflexões sobre currículo e políticas públicas para a primeira etapa da educação básica, além de situar o ensino de Arte/Dança no contexto da Educação Infantil a partir dos campos de experiência e objetivos de desenvolvimento e aprendizagem propostos pela BNCC para essa fase de ensino. Reflexões sobre orientação/proposta curricular e conteúdos de Dança no Estado potiguar e proposições para ampliar o ensino da Dança a partir dos campos de experiência nos quais a criança pode se desenvolver e aprender de acordo com os eixos estruturantes da Educação Infantil são apontadas e refletidas como competências gerais da educação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcilio Souza Vieira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Brasil

Bolsista de Produtividade em Pesquisa – nível 2, Artista da Cena, Pós-Doutor em Artes e em Educação, Doutor em Educação, Professor do Curso de Dança e dos Programas de Pós-Graduação PPGArC, PPGEd e PROFARTES da UFRN. Líder do Grupo de Pesquisa em Corpo, Dança e Processos de Criação (CIRANDAR) e Membro pesquisador do Grupo de Pesquisa Corpo, Fenomenologia e Movimento (Grupo Estesia/UFRN).

 

Referências

ANDRADE, C. R.; GODOY, K. M. A. Dança com crianças: propostas, ensino e

possibilidades. Curitiba: Appris, 2018.

ANDRADE, C. R.; VIEIRA, M. S. Dança na educação infantil, um estudo sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as escolhas curriculares do documento do Rio Grande do Norte. In: TERRA, A. ... [et al.]. Como as artes da cena podem responder à pandemia e ao caos político no Brasil? [recurso eletrônico]. Campinas: Universidade de Brasília, Programa de Pós- Graduação em Artes, 2021.

_____. Dança, Criança e Currículo [recurso eletrônico]: um panorama do ensino de dança na Educação Infantil no Rio Grande do Norte. Mossoró, RN: Edições UERN: 2022.

BARBOSA, M. C. S.; OLIVEIRA, Z. R. Currículo e educação infantil. In: Brasil. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Currículo e linguagem na educação infantil. 1.ed. - Brasília: MEC /SEB, 2016, V. 7.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996.

_____. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CEB n. 20, de 11 de novembro de 2009. Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil. Brasília, 2009a.

_____. Ministério da Educação e do Desporto. Conselho Nacional da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Parecer CEB n. 022/98 aprovado em 17 de dezembro de 1999b.

______. Ministério da Educação. Secretária de Educação Básica. Indicadores de qualidade na educação infantil. Brasília: MEC, 2009c.

______. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Secretária de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Resolução CNE/SEB, 2009d.

_____. Lei no 12.287, de 13 de julho de 2010. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, no tocante ao ensino da arte. Brasília, DF: Presidência da República, 2010.

_____. Lei no 13.278, de 2 de maio de 2016. Altera o § 6o do art. 26 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que fixa as diretrizes e bases da educação nacional, referente ao ensino da arte. Brasília, DF: Presidência da República, 2016a.

_____. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Ser criança na educação infantil: infância e linguagem. 1.ed. - Brasília: MEC/SEB, 2016b, V. 3.

CORDEIRO, J. Didática. São Paulo: Contexto, 2007.

INSTITUTO AVISA LÁ. Ministério da Educação, Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, Formação continuada de educadores. Diretrizes em ação: qualidade no dia a dia da educação. São Paulo: Ed. Instituto Avisa Lá, 2015.

MARQUES, I. A. Interações: criança, dança e escola. São Paulo: Blucher, 2012.

MOREIRA, J. A. S. Políticas públicas para a Educação Infantil no Brasil (1990-2001). Maringá: EDUEM, 2012.

PORPINO, K. O. Dança e currículo. In: Um Salto para o futuro. Dança na escola: arte e ensino. Ano XXII - Boletim 2 - Abril 2012.

VIEIRA, M. S. A dança na arte e na educação física: diálogos possíveis. Revista Tempos e Espaços em Educação , v. 13, p. 177-185, 2014.

Downloads

Publicado

2024-11-20

Como Citar

VIEIRA, M. S. Currículo e políticas educacionais para Educação Infantil no contexto do ensino de Arte/Dança potiguar. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 10, n. 1, p. 331–356, 2024. DOI: 10.5216/ac.v10i1.79306. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/79306. Acesso em: 21 nov. 2024.