Currículo e políticas educacionais para Educação Infantil no contexto do ensino de Arte/Dança potiguar

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/ac.v10i1.79306

Résumé

O texto tem por objetivo analisar a inserção do ensino de Arte/Dança no contexto da Educação Infantil do Estado do Rio Grande do Norte a partir de perguntas-respostas enviadas a secretarias municipais de Educação de duas microrregiões potiguar. Complementa a análise reflexões sobre currículo e políticas públicas para a primeira etapa da educação básica, além de situar o ensino de Arte/Dança no contexto da Educação Infantil a partir dos campos de experiência e objetivos de desenvolvimento e aprendizagem propostos pela BNCC para essa fase de ensino. Reflexões sobre orientação/proposta curricular e conteúdos de Dança no Estado potiguar e proposições para ampliar o ensino da Dança a partir dos campos de experiência nos quais a criança pode se desenvolver e aprender de acordo com os eixos estruturantes da Educação Infantil são apontadas e refletidas como competências gerais da educação básica.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Marcilio Souza Vieira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Brasil

Bolsista de Produtividade em Pesquisa – nível 2, Artista da Cena, Pós-Doutor em Artes e em Educação, Doutor em Educação, Professor do Curso de Dança e dos Programas de Pós-Graduação PPGArC, PPGEd e PROFARTES da UFRN. Líder do Grupo de Pesquisa em Corpo, Dança e Processos de Criação (CIRANDAR) e Membro pesquisador do Grupo de Pesquisa Corpo, Fenomenologia e Movimento (Grupo Estesia/UFRN).

 

Références

ANDRADE, C. R.; GODOY, K. M. A. Dança com crianças: propostas, ensino e

possibilidades. Curitiba: Appris, 2018.

ANDRADE, C. R.; VIEIRA, M. S. Dança na educação infantil, um estudo sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as escolhas curriculares do documento do Rio Grande do Norte. In: TERRA, A. ... [et al.]. Como as artes da cena podem responder à pandemia e ao caos político no Brasil? [recurso eletrônico]. Campinas: Universidade de Brasília, Programa de Pós- Graduação em Artes, 2021.

_____. Dança, Criança e Currículo [recurso eletrônico]: um panorama do ensino de dança na Educação Infantil no Rio Grande do Norte. Mossoró, RN: Edições UERN: 2022.

BARBOSA, M. C. S.; OLIVEIRA, Z. R. Currículo e educação infantil. In: Brasil. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Currículo e linguagem na educação infantil. 1.ed. - Brasília: MEC /SEB, 2016, V. 7.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996.

_____. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CEB n. 20, de 11 de novembro de 2009. Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil. Brasília, 2009a.

_____. Ministério da Educação e do Desporto. Conselho Nacional da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Parecer CEB n. 022/98 aprovado em 17 de dezembro de 1999b.

______. Ministério da Educação. Secretária de Educação Básica. Indicadores de qualidade na educação infantil. Brasília: MEC, 2009c.

______. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Secretária de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Resolução CNE/SEB, 2009d.

_____. Lei no 12.287, de 13 de julho de 2010. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, no tocante ao ensino da arte. Brasília, DF: Presidência da República, 2010.

_____. Lei no 13.278, de 2 de maio de 2016. Altera o § 6o do art. 26 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que fixa as diretrizes e bases da educação nacional, referente ao ensino da arte. Brasília, DF: Presidência da República, 2016a.

_____. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Ser criança na educação infantil: infância e linguagem. 1.ed. - Brasília: MEC/SEB, 2016b, V. 3.

CORDEIRO, J. Didática. São Paulo: Contexto, 2007.

INSTITUTO AVISA LÁ. Ministério da Educação, Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, Formação continuada de educadores. Diretrizes em ação: qualidade no dia a dia da educação. São Paulo: Ed. Instituto Avisa Lá, 2015.

MARQUES, I. A. Interações: criança, dança e escola. São Paulo: Blucher, 2012.

MOREIRA, J. A. S. Políticas públicas para a Educação Infantil no Brasil (1990-2001). Maringá: EDUEM, 2012.

PORPINO, K. O. Dança e currículo. In: Um Salto para o futuro. Dança na escola: arte e ensino. Ano XXII - Boletim 2 - Abril 2012.

VIEIRA, M. S. A dança na arte e na educação física: diálogos possíveis. Revista Tempos e Espaços em Educação , v. 13, p. 177-185, 2014.

Téléchargements

Publié-e

2024-11-20

Comment citer

VIEIRA, M. S. Currículo e políticas educacionais para Educação Infantil no contexto do ensino de Arte/Dança potiguar. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 10, n. 1, p. 331–356, 2024. DOI: 10.5216/ac.v10i1.79306. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/79306. Acesso em: 24 nov. 2024.