“ORQUESTRA QUE CONTA HISTÓRIAS”: AGRUPAÇÃO TEATRAL AMACACA

Autores

  • Cristina Aparecida Leite Universidade de Brasília http://orcid.org/0000-0002-9033-7103
  • Cláudia Moreira Ribeiro Universidade de Brasília
  • Maria Lúcia da Silva Rosa Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v3i2.46692

Palavras-chave:

Processo criativo, Improvisação, Musicalidade

Resumo

Este artigo expõe o resultado de observações do processo criativo do Grupo ATA – Agrupação Teatral Amacaca, dirigido por Hugo Rodas. Foram feitas doze observações de ensaios, num período de dois meses, com registros em fotos e vídeos, além de anotações sobre o trabalho observado, elementos que formaram uma metodologia de pesquisa em Artes Cênicas, a partir dos materiais coletados no próprio processo criativo.  Frente à realidade observada, alguns eixos norteadores emergiram, como: a improvisação, a oralidade e a musicalidade, sobre os quais iremos discorrer neste texto. Para este diálogo entre a teoria e a prática, trazemos as vozes de: Artaud (2003), Barba (1994), Fortuna (2000), Grotowski (1992), Mauss (1994), Stanislavski (1983), dentre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina Aparecida Leite, Universidade de Brasília

Mestranda em Artes Cênicas pela UnB - PPG-CEN

Cláudia Moreira Ribeiro, Universidade de Brasília

Mestranda em Artes Cênicas pela UnB - PPG-CEN

Maria Lúcia da Silva Rosa, Universidade de Brasília

Mestranda em Artes Cênicas pela UnB - PPG-CEN

Referências

ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

ARTAUD, Antonin. Linguagem e vida. São Paulo: Perspectiva, 2003.

BARBA, Eugenio. A canoa de papel. Tratado de antropologia teatral. São Paulo: Hucitec, 1994.

BARBA, Eugenio e SAVARE, Nicola. A arte secreta do ator: dicionário de antropologia teatral. Campinas: Hucitec, 1995.

Bennett,Roy - Forma e estrutura na música : tradução Luiz Carlos Cseko; revisão técnica Luiz Paulo Horta - Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1986.

BROOK, Peter. O teatro e seu espaço. Petrópolis: Vozes, 1970.

Chaves, Marcos Machado - A trilha sonora teatral em pauta: Experiências de criadores de trilha sonora em Porto Alegre. Dissertação(Mestrado)-UFRGS, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Porto Alegre, 2011, 103f. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/31780.

FORTUNA, Marlene. A performance da oralidade teatral. São Paulo: Anna Blume, 2000.

FORTUNA, Marlene. Calíope: a musa grega da eloquência incorporando-se à oralidade do ator teatral. INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Salvador/BA – 1 a 5 Set 2002. Disponível em:

http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/126371950371322257308648604450212363076.pdf

GROTOWSKI, Jerzy. Em Busca do Teatro Pobre. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1992.

GROTOWSKI, Jerzi. O teatro laboratório de Jerzi Grotowski 1959- 1969/ textos e materiais de Jerzi Grotowski e Ludwik Flaszen com um escrito de Eugênio Barba; curadoria de Ludwik Flaszen e Carla Pollastrelli com a colaboração de Renata Molinari; tradução para o português Berenice Raulino. São Paulo: Perspectiva: Edições SESC, 2010.

MAUSS, Marcel. “As técnicas corporais”: Sociologia e antropologia, vol. II. São Paulo: Epu, 1974.

MEYERHOLD, Usevolod. O teatro de Meyerhold. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1969.

PAVIS, Patrice. A Análise dos Espetáculos. São Paulo: Perspectiva, 2003.

Souza, Claúdia Moreira - O garoto de Juan Lacaze: Invenção no teatro de Hugo Rodas. Brasília: Instituto de Artes, UnB, 2007, 212f. Dissertação (Mestrado em Artes)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.

STANISLAVSKI, Constantin S. A Construção da Personagem, 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1983. p. 106

Downloads

Publicado

2017-12-30

Como Citar

LEITE, C. A.; RIBEIRO, C. M.; ROSA, M. L. da S. “ORQUESTRA QUE CONTA HISTÓRIAS”: AGRUPAÇÃO TEATRAL AMACACA. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 3, n. 2, p. 071–085, 2017. DOI: 10.5216/ac.v3i2.46692. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/46692. Acesso em: 23 nov. 2024.