“ORQUESTRA QUE CONTA HISTÓRIAS”: AGRUPAÇÃO TEATRAL AMACACA

Auteurs-es

  • Cristina Aparecida Leite Universidade de Brasília http://orcid.org/0000-0002-9033-7103
  • Cláudia Moreira Ribeiro Universidade de Brasília
  • Maria Lúcia da Silva Rosa Universidade de Brasília

DOI :

https://doi.org/10.5216/ac.v3i2.46692

Mots-clés :

Processo criativo, Improvisação, Musicalidade

Résumé

Este artigo expõe o resultado de observações do processo criativo do Grupo ATA – Agrupação Teatral Amacaca, dirigido por Hugo Rodas. Foram feitas doze observações de ensaios, num período de dois meses, com registros em fotos e vídeos, além de anotações sobre o trabalho observado, elementos que formaram uma metodologia de pesquisa em Artes Cênicas, a partir dos materiais coletados no próprio processo criativo.  Frente à realidade observada, alguns eixos norteadores emergiram, como: a improvisação, a oralidade e a musicalidade, sobre os quais iremos discorrer neste texto. Para este diálogo entre a teoria e a prática, trazemos as vozes de: Artaud (2003), Barba (1994), Fortuna (2000), Grotowski (1992), Mauss (1994), Stanislavski (1983), dentre outros.

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Bibliographies de l'auteur-e

Cristina Aparecida Leite, Universidade de Brasília

Mestranda em Artes Cênicas pela UnB - PPG-CEN

Cláudia Moreira Ribeiro, Universidade de Brasília

Mestranda em Artes Cênicas pela UnB - PPG-CEN

Maria Lúcia da Silva Rosa, Universidade de Brasília

Mestranda em Artes Cênicas pela UnB - PPG-CEN

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Publié-e

2017-12-30

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LEITE, C. A.; RIBEIRO, C. M.; ROSA, M. L. da S. “ORQUESTRA QUE CONTA HISTÓRIAS”: AGRUPAÇÃO TEATRAL AMACACA. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 3, n. 2, p. 071–085, 2017. DOI: 10.5216/ac.v3i2.46692. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/46692. Acesso em: 17 juill. 2024.