“ORQUESTRA QUE CONTA HISTÓRIAS”: AGRUPAÇÃO TEATRAL AMACACA

Autori

  • Cristina Aparecida Leite Universidade de Brasília http://orcid.org/0000-0002-9033-7103
  • Cláudia Moreira Ribeiro Universidade de Brasília
  • Maria Lúcia da Silva Rosa Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v3i2.46692

Parole chiave:

Processo criativo, Improvisação, Musicalidade

Abstract

Este artigo expõe o resultado de observações do processo criativo do Grupo ATA – Agrupação Teatral Amacaca, dirigido por Hugo Rodas. Foram feitas doze observações de ensaios, num período de dois meses, com registros em fotos e vídeos, além de anotações sobre o trabalho observado, elementos que formaram uma metodologia de pesquisa em Artes Cênicas, a partir dos materiais coletados no próprio processo criativo.  Frente à realidade observada, alguns eixos norteadores emergiram, como: a improvisação, a oralidade e a musicalidade, sobre os quais iremos discorrer neste texto. Para este diálogo entre a teoria e a prática, trazemos as vozes de: Artaud (2003), Barba (1994), Fortuna (2000), Grotowski (1992), Mauss (1994), Stanislavski (1983), dentre outros.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Cristina Aparecida Leite, Universidade de Brasília

Mestranda em Artes Cênicas pela UnB - PPG-CEN

Cláudia Moreira Ribeiro, Universidade de Brasília

Mestranda em Artes Cênicas pela UnB - PPG-CEN

Maria Lúcia da Silva Rosa, Universidade de Brasília

Mestranda em Artes Cênicas pela UnB - PPG-CEN

Riferimenti bibliografici

ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

ARTAUD, Antonin. Linguagem e vida. São Paulo: Perspectiva, 2003.

BARBA, Eugenio. A canoa de papel. Tratado de antropologia teatral. São Paulo: Hucitec, 1994.

BARBA, Eugenio e SAVARE, Nicola. A arte secreta do ator: dicionário de antropologia teatral. Campinas: Hucitec, 1995.

Bennett,Roy - Forma e estrutura na música : tradução Luiz Carlos Cseko; revisão técnica Luiz Paulo Horta - Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1986.

BROOK, Peter. O teatro e seu espaço. Petrópolis: Vozes, 1970.

Chaves, Marcos Machado - A trilha sonora teatral em pauta: Experiências de criadores de trilha sonora em Porto Alegre. Dissertação(Mestrado)-UFRGS, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Porto Alegre, 2011, 103f. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/31780.

FORTUNA, Marlene. A performance da oralidade teatral. São Paulo: Anna Blume, 2000.

FORTUNA, Marlene. Calíope: a musa grega da eloquência incorporando-se à oralidade do ator teatral. INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Salvador/BA – 1 a 5 Set 2002. Disponível em:

http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/126371950371322257308648604450212363076.pdf

GROTOWSKI, Jerzy. Em Busca do Teatro Pobre. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1992.

GROTOWSKI, Jerzi. O teatro laboratório de Jerzi Grotowski 1959- 1969/ textos e materiais de Jerzi Grotowski e Ludwik Flaszen com um escrito de Eugênio Barba; curadoria de Ludwik Flaszen e Carla Pollastrelli com a colaboração de Renata Molinari; tradução para o português Berenice Raulino. São Paulo: Perspectiva: Edições SESC, 2010.

MAUSS, Marcel. “As técnicas corporais”: Sociologia e antropologia, vol. II. São Paulo: Epu, 1974.

MEYERHOLD, Usevolod. O teatro de Meyerhold. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1969.

PAVIS, Patrice. A Análise dos Espetáculos. São Paulo: Perspectiva, 2003.

Souza, Claúdia Moreira - O garoto de Juan Lacaze: Invenção no teatro de Hugo Rodas. Brasília: Instituto de Artes, UnB, 2007, 212f. Dissertação (Mestrado em Artes)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.

STANISLAVSKI, Constantin S. A Construção da Personagem, 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1983. p. 106

Pubblicato

2017-12-30

Come citare

LEITE, C. A.; RIBEIRO, C. M.; ROSA, M. L. da S. “ORQUESTRA QUE CONTA HISTÓRIAS”: AGRUPAÇÃO TEATRAL AMACACA. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 3, n. 2, p. 071–085, 2017. DOI: 10.5216/ac.v3i2.46692. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/46692. Acesso em: 23 nov. 2024.