Ensino de História da Dança por meio de Concertos Didáticos: uma proposição

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v11i1.82482

Resumo

As reflexões aqui compartilhadas partem de uma experiência de pesquisa realizada com suporte da A/R/Tografia (Dias; Irwin, 2013), junto ao Curso de Dança-Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria, durante o ano de 2024. Neste artigo objetivamos discutir uma possibilidade de trabalho artístico-pedagógico no ensino de história da dança, desenvolvido por meio do que chamamos de Concertos Didáticos, apoiando-nos em proposta desenvolvida na graduação em Educación Artística na Universidad de Ciencias Pedagógicas Enrique José Varona (Cuba). Diante de uma histórica hegemonia eurocêntrica presente nos modos de produzir pesquisa e nos processos de ensino-aprendizagem no campo da história da dança, nos parece pertinente desenvolver outras perspectivas que nos ajudem a ressignificar estas práticas. A explanação-encenação teórica mediada pela prática artística dançante, oferece outro tipo de experiência tanto para docentes quanto para estudantes. Pode promover maior interação entre ambos e ressignificar os papéis professor x aluno, público x plateia, além de mobilizar maior engajamento estudantil com o conteúdo estudado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Drª. Mônica Barboza, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande so Sul, Brasil, monica.cborba@gmail.com

Pedagoga, Bailarina e Licenciada em Dança. Mestra e Doutora em Educação. Especialista em Audiodescrição e em Psicopedagogia. Estudiosa do campo da Formação de Professores com foco em temas relacionados à Dança, Educação, Diversidade, Cultura Afro-brasileira, Inclusão e Acessibilidade. Professora Adjunta na Universidade Federal de Santa Maria. Líder do "NÓS! Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores(as) de Dança". Coordenadora do "DiVerso: um programa de arte acessível".

Robson Cruz, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Rio Grande so Sul, Brasil, robsonsantiagocz@gmail.com

Graduado em Dança - Licenciatura (2024) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Participei de diversos eventos, mostras e Festivais de Dança. Possui outros tipos de atuação artística voltados ao corpo e ao movimento. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Execução da Dança.

Dr. Bruno Blois Nunes, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande so Sul, Brasil, bruno-nunes.bn@ufsm.br

Professor do Curso de Dança-Licenciatura na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Mestre em História pela UFPel, Especialista em Linguagens Verbo-visuais e Tecnologias pelo Instituto Federal Sul-Rio-grandense (IFSul), Graduado em Educação Física e Dança pela UFPel. Coordenador do Grupo de Pesquisa Kairós - Artes e Imaginário Membro da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA). Tem três livros publicados: "Vamos Navegar no Imaginário do Oceano Samba?" (2024), "Que Rueda de Casino é essa?" (2021) e "O Fascínio das Danças de Corte" (2016).

Referências

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. Chimamanda Adichie: o perigo de uma única história. Oxford (UK), TEDGlobal Conference, 23 jul. 2009. Palestra intitulada The Danger of a single story proferida pela romancista nigeriana. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=D9Ihs241zeg>. Acesso em 13 jun. 2025.

ARRÓ GONZÁLEZ, Magalis del Carmen. Concierto Didáctico como pesquisa acadêmica. [Entrevista concedida à Mônica Corrêa de Borba Barboza], Havana (CU), 16 de julho de 2025. Informação verbal.

BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito da história. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 3. ed. Tradução: Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1987. p. 222-32. (Obras escolhidas, 1).

BOURCIER, Paul. História da Dança no Ocidente. 2. ed. Tradução: Marina Appenzeller. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

CAMINADA, Eliana. História da Dança: evolução cultural. Rio de Janeiro: Sprint, 1999.

CARBONELL CARDONA, Hugo. El clarinete y su impronta en las bandas de conciertos. Trabajo de Diploma. Universidad de Ciencias Pedagógicas Enrique José Varona. Facultad de Ciencias Sociales y Humanisticas, Havana, Cuba, 2023.

CRUZ, Robson Santiago. Entre Passos e histórias: uma investigação sobre a trajetória do balé na cidade de Santa Maria/RS. 2024. Monografia (Licenciatura em Dança), Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2024.

DIAS, Belidson. A/r/tografia como metodologia e pedagogia em artes: uma introdução. In: DIAS, Belidson; IRWIN, Rita L. (Org.). Pesquisa educacional baseada em arte: A/R/Tografia. Santa Maria, RS: UFSM, 2013. p. 21-26.

DIAS, Belidson; IRWIN, Rita L. (Org.). Pesquisa educacional baseada em arte: A/R/Tografia. Santa Maria, RS: UFSM, 2013.

ELIAS, Norbert. A Sociedade de Corte: Investigação sobre a sociologia da realeza e da aristocracia de corte. Tradução: Pedro Süssekind. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

EIRIZ GARCÍA, Orlando. La tutoría en el trabajo de Concierto Didáctico en Danza. [Entrevista concedida à Mônica Corrêa de Borba Barboza], Havana (CU), 01 de julho de 2025. Informação verbal.

FOUCAULT, Michel. A Arqueologia do Saber. 7. ed. Tradução: Luiz Felipe Baeta Neves. Rio de Janeiro: Forense, 2008.

GUARATO, Rafael. História da dança que nos contam: a história da dança como conteúdo curricular no ensino superior no Brasil (1980-2020). Revista FUNDARTE, Montenegro, v.53, n.53, p.01-25, 2023. Doi: 10.19179/rdf.v53i53.1159.

HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Tradução: Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Martins Fontes, 2013.

ICLE, Gilberto. O que é pedagogia da Arte? In: ICLE, Gilberto (Org.). Pedagogia da Arte: entre lugares da escola. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2012.

MARQUES, Isabel. O artista/docente: ou o que a arte pode aprender com a educação (3). ouvirouver, Uberlândia, v.10, n.2, p. 230–239, jul./dez. 2014. DOI: 10.14393/OUV14-v10n2a2014-4.

NUNES, Bruno. O Fascínio das Danças de Corte. Curitiba: Appris, 2016.

NUNES, Daniela. Pesquisa historiográfica desafios e caminhos. Revista de Teoria da História, Goiânia, v. 5, n.1, p.15-25, 2011. Disponível em: < https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/114/o/Artigo_2._NUNES.pdf>. Acesso em: 23 jun. 2025.

PORTINARI, Maribel. História da Dança. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989.

SÁNCHEZ FRANCO, María de los Ángeles. Concierto Didáctico en la formación para enseñanza en Educación Artística. [Entrevista concedida à Mônica Corrêa de Borba Barboza], Havana (CU), 04 de julho de 2025. Informação verbal.

SILVA, Olívia Figueiredo. Propostas pedagógicas decoloniais em dança. Monografia (Licenciatura em Dança), Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2024. Disponível em: <https://eba.ufmg.br/tccs/index.php/danca/article/view/819/800>. Acesso em: 23 jun. 2025.

TAMBUTTI, Susana; GIGENA, Maria Martha. Memórias do presente, ficções do passado. In: GUARATO, Rafael. (Org.). Historiografia da Dança: teorias e métodos. São Paulo: Annablume, 2018. p. 157-79.

WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações Filosóficas. 6. ed. Tradução: Marcos G. Montagnoli. Petrópolis: Vozes, 2009.

Downloads

Publicado

2025-09-02 — Atualizado em 2025-09-13

Versões

Como Citar

BARBOZA, Mônica Corrêa de Borba; CRUZ, Robson Santiago da; NUNES, Bruno Blois. Ensino de História da Dança por meio de Concertos Didáticos: uma proposição. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 11, n. 1, p. 164–194, 2025. DOI: 10.5216/ac.v11i1.82482. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/82482. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Temático