Ensino de História da Dança por meio de Concertos Didáticos: uma proposição
DOI :
https://doi.org/10.5216/ac.v11i1.82482Résumé
As reflexões aqui compartilhadas partem de uma experiência de pesquisa realizada com suporte da A/R/Tografia (Dias; Irwin, 2013), junto ao Curso de Dança-Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria, durante o ano de 2024. Neste artigo objetivamos discutir uma possibilidade de trabalho artístico-pedagógico no ensino de história da dança, desenvolvido por meio do que chamamos de Concertos Didáticos, apoiando-nos em proposta desenvolvida na graduação em Educación Artística na Universidad de Ciencias Pedagógicas Enrique José Varona (Cuba). Diante de uma histórica hegemonia eurocêntrica presente nos modos de produzir pesquisa e nos processos de ensino-aprendizagem no campo da história da dança, nos parece pertinente desenvolver outras perspectivas que nos ajudem a ressignificar estas práticas. A explanação-encenação teórica mediada pela prática artística dançante, oferece outro tipo de experiência tanto para docentes quanto para estudantes. Pode promover maior interação entre ambos e ressignificar os papéis professor x aluno, público x plateia, além de mobilizar maior engajamento estudantil com o conteúdo estudado.
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© Drª. Mônica Barboza, Robson Cruz, Dr. Bruno Blois Nunes 2025

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