Da dança que se pensa para a dança que se dança
DOI:
https://doi.org/10.5216/ac.v10i1.79402Abstract
Este trabalho apresenta os caminhos da pesquisa de mestrado: Da dança que se pensa para a dança que se dança, realizada no componente de Arte na educação pública municipal de Rio Verde, Goiás. O objetivo geral foi investigar a aproximação dos/as estudantes/as matriculados/as no Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) da Escola Municipal Rural de Ensino Fundamental Vale do Rio Doce com a dança a partir de uma dimensão estético-sensível e de uma perspectiva crítico-emancipatória. A pesquisa se caracteriza como qualitativa de caráter artístico associada à dança na escola e se configurou como uma pesquisa participante, envolvendo 153 estudantes. A análise diagnóstica identificou os perfis dos/as estudantes/as público-alvo e os tipos de experiências que possuíam com a dança e foi construído um mapa das suas experiências e expectativas sobre o assunto. Foram desenvolvidas ações de dança que provocaram uma ampliação da percepção sobre a mesma, a realidade e o mundo. Foram coletados depoimentos das crianças que apresentaram as particularidades das experiências vivenciadas durante o desenvolvimento da proposta. Os registros audiovisuais e os depoimentos orais e escritos foram reunidos em um produto artístico-pedagógico no formato de documentário, intitulado “Dança você faz eu me sentir muito confusa, mas eu adoro você”.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ALLEMAND, Débora Souto; BONFIM, Larissa. Diálogos entre Dança na Escola e dança no
TikTok: Propostas no ensino remoto. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas,
Florianópolis, v. 2, n. 41, p. 1-30, 2021. DOI: 10.5965/141457310241 2021e0112. Disponível
em: <https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/arti cle/view/20480>. Acesso em: 03 de jan. de 2023.
CANDA, Cilene Nascimento; ALMEIDA, Verônica Domingues. Arte e saberes sensíveis na
formação e prática da docência. Revista do Programa de Pós- Graduação em Educação da
UFP, Teresina, Ano 23, n. 39, p. 71 – 90, mai./ago. 2018. Disponível em:
<file:///C:/Users/prof-/Downloads/7965-29133-1-PB.pdf>. Acesso em: 09 de jan. de 2023.
DUARTE JÚNIOR, João-Francisco. Por que arte-educação? 22. ed. (Coleção Ágere).
Campinas, SP: Papirus, 2012.
FERRAZ, Maria Heloísa C. de Toledo; FUSARI, Maria F. de Rezende e. Metodologia do
ensino de arte: fundamentos e proposições. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Cortez, 2018.
FIAMONCINI, Luciana. Dança na educação: a busca de elementos na arte e na
estética. Pensar a Prática, Goiânia, v. 6, p. 59–72, 2006. Disponível em:
<https://revistas.ufg.br/fef/article/view/16055/9839>. Acesso em: 03 de jan. de 2023.
FIGUEIREDO, Valeska. A construção de significação na dança. Revista Poiésis, São Paulo,
v. 11, n. 15, p. 147-159, jul. de 2010. Disponível em:
<https://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/26957/15662>. Acesso em: 03 de jan. de 2023.
FREIRE, Ana Maria de Araújo (Org.). Paulo Freire: À sombra desta mangueira. 12. ed. Rio
de Janeiro / São Paulo: Paz e Terra, 2019.
MARQUES, Isabel A. Ensino de dança hoje: textos e contextos. 6. ed. São Paulo: Cortez,
PONTES, Gilvânia Maurício Dias de. Reflexões sobre a experiência estética na educação.
Revista GEARTE, Porto Alegre, v. 2, p. 203 – 212, ago. 2015. Disponível em:
<https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/56448/34865>. Acesso em: 03 de jan. de
PORPINO, Karenine de Oliveira. Dança é Educação: Interfaces entre corporeidade e
estética. Natal, RN: EDUFRN, 2018.
SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Rev.
Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 12, n. 34, p. 152-165, abr. 2007. Disponível em
<http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-247820070001000
&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 12 de jan. de 2023.
SILVA, Alex Sander da; HONORATO, Aurélia Regina de Souza. Notas sobre experiência
estética na formação em artes como espaço possível. Poiésis, Tubarão/SC, v. 15, n. 27, p.
– 178, jan. / jun. de 2021. Disponível em:
<https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/8121>.
Acesso em: 03 de jan. de 2023.
STRAZZACAPPA, Márcia. Um, dois, três e já! A importância das artes cênicas na formação
humana. In: CRUZ, G.; FERNANDES, C.; FONTOURA, S. (orgs.) Didática(s) entre
diálogos, insurgências e políticas. Editora De Petrus. E-Book Kindle, 2020.
VIEIRA, Marcílio de Souza. Tessituras da dança: o seu fazer artístico, o seu viver, o seu
ensinar e aprender. Revista da FUNDARTE, [S. l.], v. 35, n. 35, p. 143–170, 2018.
Disponível em: <https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article
/view/494>. Acesso em: 12 fev. 2023.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Jovair Batista de Jesus, Luciana Gomes Ribeiro
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.
A Revista Arte da Cena utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Arte da Cena o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution Non Commercial.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista Arte da Cena.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista Arte da Cena são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista Arte da Cena.