Os caminhos do caos na prática cênica na Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.5216/ac.v10i1.79376Abstract
Neste artigo usamos como lente para a reflexão sobre o ensino de Teatro na Educação Infantil os princípios das chamadas Teorias do Caos (Fagundes, 2010). Estes são apresentados sob as seguintes perspectivas: uma que considera as relações entre as crianças e os elementos do teatro enquanto um processo visto como um sistema dinâmico e não linear; outra que se dá por meio de estruturação de aulas-processos em diálogo com as oscilações entre organização, auto-organização, ordem e desordem (Uhlmann,2002, Morin, 2005) e, por fim, por fim, uma perspectiva que toma os princípios da Sensibilidade das Condições Iniciais e da Turbulência como disparadorees para a construção de propostas para a experimentação da linguagem cênica na Educação Infantil. Deste modo, as Teorias do Caos inspiraram docentes a pensar em outras formas de elaboração da releação ensino-aprendizagem em Teatro que dialogam com os modos de ser e estar da criança ( Machado, 2010a, 2010b, Holm, 2005).
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