Os caminhos do caos na prática cênica na Educação Infantil

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DOI :

https://doi.org/10.5216/ac.v10i1.79376

Résumé

Neste artigo usamos como lente para a reflexão sobre o ensino de Teatro na Educação Infantil os princípios das chamadas Teorias do Caos (Fagundes, 2010). Estes são apresentados sob as seguintes perspectivas: uma que considera as relações entre as crianças e os elementos do teatro enquanto um processo visto como um sistema dinâmico e não linear; outra que se dá por meio de estruturação de aulas-processos em diálogo com as oscilações entre organização, auto-organização, ordem e desordem (Uhlmann,2002, Morin, 2005) e, por fim, por fim, uma perspectiva que toma os princípios da Sensibilidade das Condições Iniciais e da Turbulência como disparadorees para a construção de propostas para a experimentação da linguagem cênica na Educação Infantil. Deste modo, as Teorias do Caos inspiraram docentes a pensar em outras formas de elaboração da releação ensino-aprendizagem em Teatro que dialogam com os modos de ser e estar da criança ( Machado, 2010a, 2010b, Holm, 2005).

 

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Bibliographies de l'auteur-e

Adriana Silva, Universidade Federal do Amapá, Macapá, Brasil.

Professora Adjunta do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Amapá e colaboradora no Mestrado Profissional em Artes (UFU). Coordenadora do grupo de estudos e extensão PAPEI – Práticas artísticas e pedagógicas na Educação Infantil-.

Vicente Concílio , Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil.

Professor da Licenciatura em Artes Cênicas e da Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

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Publié-e

2024-11-20

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SILVA, A.; CONCÍLIO , V. Os caminhos do caos na prática cênica na Educação Infantil . Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 10, n. 1, p. 169–196, 2024. DOI: 10.5216/ac.v10i1.79376. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/79376. Acesso em: 23 nov. 2024.