Epistemologias afrocentradas na academia

desafios de um concurso para docente em dança

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v7i2.70438

Abstract

Este trabalho apresenta um ensaio etnográfico sobre a experiência de um concurso público para docente efetivo em danças afro-brasileiras ocorrido em universidade federal do sul do Brasil. O texto busca narrar a singularidade do evento, que tornou evidente o choque epistemológico entre os saberes forjados em cultura afrocentrada e o conhecimento acadêmico eurocêntrico colonizador. Apresenta o modo como a banca de avaliação, constituída pelos(as) autores(as) do texto, construiu meios para manter uma postura anti-racista dentro de um sistema estruturalmente racista. O ensaio toma as perspectivas dos Estudos da Performance e da Exunêutica, para descrever as performances dos(as) candidatos(as) e as práticas em danças afro-brasileiras, cuja lógica destoa profundamente das danças acadêmicas, assentadas em modelos racionalistas de sistematização e difusão. Dentre esses princípios, identificou-se que a conexão com a ancestralidade é um dos elementos basilares da perspectiva afrocentrada. A escrita explicita o concurso como encruzilhada, na qual a banca construiu uma conduta em que os papeis de etnógrafos(as) e avaliadores(as) se sobrepunham, na medida em que o exercício de escuta e de definição de critérios se teciam. O artigo conclui que este concurso constituiu-se numa situação exemplar em que os critérios acadêmicos precisaram ser readequados para acolher a epistemodiversidade.

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Biografie autore

Maria Falkembach, Universidade Federal de Pelotas,(UFPel)`,Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil, mariafalkembach@gmail.com

Maria Fonseca Falkembach é artista do corpo, professora do Curso de Dança – Licenciatura e da Pós-Graduação em Artes - Latu Sensu, da UFPel. Doutora em Educação pela UFRGS, com doutorado sanduíche na Exeter University, e mestre em Teatro pela UDESC. Integra os grupos de pesquisa CNPq: GETEPE Grupo de Estudos em Educação, Teatro e Performance (UFRGS) e OMEGA Observatório de Memória, Educação, Gesto e Arte (UFPel). Membro da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE). É coordenadora do Projeto de Extensão e Pesquisa Tatá – Núcleo de Dança-Teatro, desde 2009, no qual atua como diretora, coreógrafa, educadora e pesquisadora. É autora de livros e artigos na área das artes da cena, em articulação com a educação. Interesse de pesquisa: dramaturgia do corpo, dança-teatro, transcriação, pedagogia das artes da cena, estudos labanianos, epistemologias não eurocêntricas.

Claudio Baptista Carle, Universidade Federal de Pelotas,(UFPel), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil, cbcarle@yahoo.com.br

Professor Associado da Universidade Federal de Pelotas. Doutor em História - Internacional em Arqueologia (convênio CNPq-PUCRS) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005). Mestre em História - Área de Concentração em História Ibero-Americana, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993). Graduado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1989). Tem experiência na área de Arqueologia e Antropologia, com ênfase nos seguintes temas: imaginário, arqueologia, etno-arqueologia, história, educação, educação popular, missões, quilombos e charqueadas, grupos caçadores-coletores e horticultores.

Eloisa Leite Domenice, Universidade Federal do Sul da Bahia, (UFSB), Itabuna, Bahia, Brasil, domeniceloisa@gmail.com

Professora Associada do Centro de Formação em Artes e do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) em Porto Seguro. Artista da Dança, pesquisadora e docente das artes do corpo, graduada em Dança pela UNICAMP (Campinas, 1991), com Mestrado em Imunologia pela mesma instituição e Doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (São Paulo, 2004). Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (UFBA), de 2009 a 2013, e Colaboradora desde 2014 até o momento. Membro da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE) e membro da Associação Nacional de Pesquisa em Dança (ANDA). Atualmente é investigadora visitante no CES Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, sob orientação do Prof. Boaventura de Sousa Santos, com o projeto Projeto Descolonizando o Corpo: corporalidades não eurocêntricas na formação superior em Dança no Brasil. Interesses na pesquisa: a formação em artes na universidade brasileira; corporalidades não-eurocêntricas na formação do artista da dança; processos cognitivos do corpo cênico; educação somática; sustentabilidade das culturas tradicionais.

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Pubblicato

2022-03-25

Come citare

FALKEMBACH, M.; BAPTISTA CARLE, C.; LEITE DOMENICE, E. Epistemologias afrocentradas na academia: desafios de um concurso para docente em dança. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 7, n. 2, p. 313–352, 2022. DOI: 10.5216/ac.v7i2.70438. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/70438. Acesso em: 23 dic. 2024.

Fascicolo

Sezione

Dossiê Temático