Afrocentric epistemologies in the academy

challenges concerning a dance professor selection

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v7i2.70438

Abstract

This work presents an Ethnographic essay on the experience of a public competition for effective professor of Afro-Brazilian dances placed at a brazilian federal university. The text describes the singularity of the event, characterised by the epistemological clash between the Afro-centred knowledge and the Eurocentric academic tradition, presenting how the examination panel, constituted by the authors of this text, forged an anti-racist posture against a structurally racist system. The present essay takes perspectives from Performance Studies and Exuneutics to describe the candidates' performances and practices in Afro-Brazilian dances, whose principles profoundly collide with academic dances based on rationalist models of systematization and diffusion. Among these principles, it was identified that the connection with ancestry is one of the basic elements of the Afro-centred perspective. The text analyses the competition explicitly as a crossroads, where the panel constructed a conduct in which the roles of ethnographers and evaluators overlapped, while listening and defining criteria was woven in real time. The article concludes that this competition constituted an exemplary situation in which academic criteria needed to be readjusted to accommodate epistemodiversity.

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Author Biographies

Maria Falkembach, Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil

Maria Fonseca Falkembach é artista do corpo, professora do Curso de Dança – Licenciatura e da Pós-Graduação em Artes - Latu Sensu, da UFPel. Doutora em Educação pela UFRGS, com doutorado sanduíche na Exeter University, e mestre em Teatro pela UDESC. Integra os grupos de pesquisa CNPq: GETEPE Grupo de Estudos em Educação, Teatro e Performance (UFRGS) e OMEGA Observatório de Memória, Educação, Gesto e Arte (UFPel). Membro da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE). É coordenadora do Projeto de Extensão e Pesquisa Tatá – Núcleo de Dança-Teatro, desde 2009, no qual atua como diretora, coreógrafa, educadora e pesquisadora. É autora de livros e artigos na área das artes da cena, em articulação com a educação. Interesse de pesquisa: dramaturgia do corpo, dança-teatro, transcriação, pedagogia das artes da cena, estudos labanianos, epistemologias não eurocêntricas.

Claudio Baptista Carle, Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil

Professor Associado da Universidade Federal de Pelotas. Doutor em História - Internacional em Arqueologia (convênio CNPq-PUCRS) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005). Mestre em História - Área de Concentração em História Ibero-Americana, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993). Graduado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1989). Tem experiência na área de Arqueologia e Antropologia, com ênfase nos seguintes temas: imaginário, arqueologia, etno-arqueologia, história, educação, educação popular, missões, quilombos e charqueadas, grupos caçadores-coletores e horticultores.

Eloisa Leite Domenice, Universidade Federal do Sul da Bahia, Bahia, Brasil

Professora Associada do Centro de Formação em Artes e do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) em Porto Seguro. Artista da Dança, pesquisadora e docente das artes do corpo, graduada em Dança pela UNICAMP (Campinas, 1991), com Mestrado em Imunologia pela mesma instituição e Doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (São Paulo, 2004). Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (UFBA), de 2009 a 2013, e Colaboradora desde 2014 até o momento. Membro da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE) e membro da Associação Nacional de Pesquisa em Dança (ANDA). Atualmente é investigadora visitante no CES Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, sob orientação do Prof. Boaventura de Sousa Santos, com o projeto Projeto Descolonizando o Corpo: corporalidades não eurocêntricas na formação superior em Dança no Brasil. Interesses na pesquisa: a formação em artes na universidade brasileira; corporalidades não-eurocêntricas na formação do artista da dança; processos cognitivos do corpo cênico; educação somática; sustentabilidade das culturas tradicionais.

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Published

2022-03-25

How to Cite

FALKEMBACH, M.; BAPTISTA CARLE, C.; LEITE DOMENICE, E. Afrocentric epistemologies in the academy: challenges concerning a dance professor selection. Art on Stage Journal, Goiânia, v. 7, n. 2, p. 313–352, 2022. DOI: 10.5216/ac.v7i2.70438. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/70438. Acesso em: 23 dec. 2024.

Issue

Section

Thematic Dossier