Epistemologias afrocentradas na academia

desafios de um concurso para docente em dança

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v7i2.70438

Resumen

 

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Falkembach, Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil

Maria Fonseca Falkembach é artista do corpo, professora do Curso de Dança – Licenciatura e da Pós-Graduação em Artes - Latu Sensu, da UFPel. Doutora em Educação pela UFRGS, com doutorado sanduíche na Exeter University, e mestre em Teatro pela UDESC. Integra os grupos de pesquisa CNPq: GETEPE Grupo de Estudos em Educação, Teatro e Performance (UFRGS) e OMEGA Observatório de Memória, Educação, Gesto e Arte (UFPel). Membro da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE). É coordenadora do Projeto de Extensão e Pesquisa Tatá – Núcleo de Dança-Teatro, desde 2009, no qual atua como diretora, coreógrafa, educadora e pesquisadora. É autora de livros e artigos na área das artes da cena, em articulação com a educação. Interesse de pesquisa: dramaturgia do corpo, dança-teatro, transcriação, pedagogia das artes da cena, estudos labanianos, epistemologias não eurocêntricas.

Claudio Baptista Carle, Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil

Professor Associado da Universidade Federal de Pelotas. Doutor em História - Internacional em Arqueologia (convênio CNPq-PUCRS) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005). Mestre em História - Área de Concentração em História Ibero-Americana, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993). Graduado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1989). Tem experiência na área de Arqueologia e Antropologia, com ênfase nos seguintes temas: imaginário, arqueologia, etno-arqueologia, história, educação, educação popular, missões, quilombos e charqueadas, grupos caçadores-coletores e horticultores.

Eloisa Leite Domenice, Universidade Federal do Sul da Bahia, Bahia, Brasil

Professora Associada do Centro de Formação em Artes e do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) em Porto Seguro. Artista da Dança, pesquisadora e docente das artes do corpo, graduada em Dança pela UNICAMP (Campinas, 1991), com Mestrado em Imunologia pela mesma instituição e Doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (São Paulo, 2004). Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (UFBA), de 2009 a 2013, e Colaboradora desde 2014 até o momento. Membro da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE) e membro da Associação Nacional de Pesquisa em Dança (ANDA). Atualmente é investigadora visitante no CES Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, sob orientação do Prof. Boaventura de Sousa Santos, com o projeto Projeto Descolonizando o Corpo: corporalidades não eurocêntricas na formação superior em Dança no Brasil. Interesses na pesquisa: a formação em artes na universidade brasileira; corporalidades não-eurocêntricas na formação do artista da dança; processos cognitivos do corpo cênico; educação somática; sustentabilidade das culturas tradicionais.

Citas

ALMEIDA, Silvio. Racismo estrutural. São Paulo: Pólen livros, 2019.

ASSIS Jr., A. Dicionário Kibundo-Português: lingüístico, botânico, histórico e corográfico. Seguido de um índice alfabético dos nomes próprios. (2 vol), Luanda: Ed. Argente, Santos e Cia Ltda., s.d.

BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

CONCEIÇÃO, Thiago Pirajira. Forjas Pedagógicas: rupturas e reinvenções nas corporeidades negras em um bloco de carnaval. Porto Alegre: Pós Graduação em Educação/ Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2019. (Dissertação em Educação).

DESMOND, Jane. Meaning in motion: new cultural studies of dance. Duke University Press, 1997.

DURAND, Gilbert. A imaginação simbólica. São Paulo: Cultrix, Ed.USP, 1988.

DURAND. Gilbert. As estruturas antropológicas do imaginário: introdução à arquetipologia. tradução Hélder Godinho. 4ª ed., São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.

FANON. Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: EDUFBA, 2008.

LIGIÉRO, Zeca. O conceito de “motrizes culturais” aplicado às práticas performativas afro-brasileiras. Revista PÓS ciências sociais, São Luis, Universidade Federal do Maranhão, v. 8, n. 16, 2011, p.129-144. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rpcsoc/article/view/695/433. Acesso em 4 set. 2021.

MARTINS, Leda Maria. Performances da oralitura: corpo, lugar da memória. Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras, Santa Maria, Universidade Federal de Santa Maria, n. 26, 2003a. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/11881. Acesso em 4 set. 2021.

MARTINS, Leda Maria. Performances of spiral time. Hemispheric Institute of Performance and Politics, 2003b. Disponível em: http://www.hemisphericinstitute.org/eng/seminar/usa/text/leda_paper.html. Acesso em 10 set. 2021.

MONTEIRO, Marianna F. M.. Dança Afro: uma dança moderna brasileira. Húmus, São Luis, Universidade Federal do Maranhão, v. 4, p. 51-59, 2003.

NASCIMENTO, Abdias. O genocídio do negro brasileiro: processo de um racismo mascarado. 3.ed. São Paulo: Perspectiva, 2016.

NASCIMENTO, Elisa Larkin (org). Afrocentricidade: uma abordagem epistemológica inovadora. (Sankofa 4. Matrizes africanas na cultura brasileira). São Paulo: Selo Negro, 2009.

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Decreto no 847: promulga o Código Penal. Rio de Janeiro: Casa Civil, 1890, s.p. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1851-1899/d847.htm. Acesso em 1 out. 2021.

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Decreto-lei no 3.688: Leis das Contravenções Penais. Rio de Janeiro: Casa Civil, 1941, s.p. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del3688.htm. Acesso em 1 out. 2021.

ROBINSON, Danielle and DOMENICI, Eloisa. From inclusion to integration: intercultural dialogue and contemporary university dance education. Research in Dance Education, Taylor & Francis, v. 11, n. 3, 2010. p. 213-221.

SANTOS, Boaventura de S.. O fim do império cognitivo. Coimbra: Almedina, 2018.

SANTOS JR., Renato Nogueira dos. Afrocentricidade e educação: os princípios gerais para um currículo afrocentrado. Revista Africa e africanidades. Ano 3, n 11, nov. 2010. Disponível em https://africaeafricanidades.online/documentos/01112010_02.pdf. Acesso em 01 set. 2021.

SCHECHNER, Richard. Performance Theory. London and New York: Routledge, 2003.

SCHECHNER, Richard. Restauración de la conducta. In: TAYLOR, Diana; FUENTES, Marcela. Estudios avanzados de performance. México: FCE, Instituto Hemisférico de Performance y Politica, 2011. p. 31-49.

SILVA, Luciane da. Corpo em diáspora: colonialidade, pedagogia de dança e técnica Germaine Acogny. Tese (doutorado em Artes da Cena), Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2018.

SILVEIRA, Hendrix A.A. Exunêutica: construindo paradigmas para uma interpretação afro-religiosa. São Leopoldo, EST, (FACULDADES EST - Mestrado Acadêmico - Disciplina: Hermenêutica - Docente: Dr. Flávio Schmitt) 2º Semestre de 2012.

SODRÉ, Muniz. Pensar nagô. Petrópolis: Vozes, 2017.

Publicado

2022-03-25

Cómo citar

FALKEMBACH, M.; BAPTISTA CARLE, C.; LEITE DOMENICE, E. Epistemologias afrocentradas na academia: desafios de um concurso para docente em dança. Arte de la Escena, Goiânia, v. 7, n. 2, p. 313–352, 2022. DOI: 10.5216/ac.v7i2.70438. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/70438. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Dossier Temático