Epistemologias afrocentradas na academia

desafios de um concurso para docente em dança

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DOI :

https://doi.org/10.5216/ac.v7i2.70438

Résumé

Este trabalho apresenta um ensaio etnográfico sobre a experiência de um concurso público para docente efetivo em danças afro-brasileiras ocorrido em universidade federal do sul do Brasil. O texto busca narrar a singularidade do evento, que tornou evidente o choque epistemológico entre os saberes forjados em cultura afrocentrada e o conhecimento acadêmico eurocêntrico colonizador. Apresenta o modo como a banca de avaliação, constituída pelos(as) autores(as) do texto, construiu meios para manter uma postura anti-racista dentro de um sistema estruturalmente racista. O ensaio toma as perspectivas dos Estudos da Performance e da Exunêutica, para descrever as performances dos(as) candidatos(as) e as práticas em danças afro-brasileiras, cuja lógica destoa profundamente das danças acadêmicas, assentadas em modelos racionalistas de sistematização e difusão. Dentre esses princípios, identificou-se que a conexão com a ancestralidade é um dos elementos basilares da perspectiva afrocentrada. A escrita explicita o concurso como encruzilhada, na qual a banca construiu uma conduta em que os papeis de etnógrafos(as) e avaliadores(as) se sobrepunham, na medida em que o exercício de escuta e de definição de critérios se teciam. O artigo conclui que este concurso constituiu-se numa situação exemplar em que os critérios acadêmicos precisaram ser readequados para acolher a epistemodiversidade.

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Maria Falkembach, Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil

Maria Fonseca Falkembach é artista do corpo, professora do Curso de Dança – Licenciatura e da Pós-Graduação em Artes - Latu Sensu, da UFPel. Doutora em Educação pela UFRGS, com doutorado sanduíche na Exeter University, e mestre em Teatro pela UDESC. Integra os grupos de pesquisa CNPq: GETEPE Grupo de Estudos em Educação, Teatro e Performance (UFRGS) e OMEGA Observatório de Memória, Educação, Gesto e Arte (UFPel). Membro da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE). É coordenadora do Projeto de Extensão e Pesquisa Tatá – Núcleo de Dança-Teatro, desde 2009, no qual atua como diretora, coreógrafa, educadora e pesquisadora. É autora de livros e artigos na área das artes da cena, em articulação com a educação. Interesse de pesquisa: dramaturgia do corpo, dança-teatro, transcriação, pedagogia das artes da cena, estudos labanianos, epistemologias não eurocêntricas.

Claudio Baptista Carle, Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil

Professor Associado da Universidade Federal de Pelotas. Doutor em História - Internacional em Arqueologia (convênio CNPq-PUCRS) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005). Mestre em História - Área de Concentração em História Ibero-Americana, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993). Graduado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1989). Tem experiência na área de Arqueologia e Antropologia, com ênfase nos seguintes temas: imaginário, arqueologia, etno-arqueologia, história, educação, educação popular, missões, quilombos e charqueadas, grupos caçadores-coletores e horticultores.

Eloisa Leite Domenice, Universidade Federal do Sul da Bahia, Bahia, Brasil

Professora Associada do Centro de Formação em Artes e do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) em Porto Seguro. Artista da Dança, pesquisadora e docente das artes do corpo, graduada em Dança pela UNICAMP (Campinas, 1991), com Mestrado em Imunologia pela mesma instituição e Doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (São Paulo, 2004). Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (UFBA), de 2009 a 2013, e Colaboradora desde 2014 até o momento. Membro da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE) e membro da Associação Nacional de Pesquisa em Dança (ANDA). Atualmente é investigadora visitante no CES Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, sob orientação do Prof. Boaventura de Sousa Santos, com o projeto Projeto Descolonizando o Corpo: corporalidades não eurocêntricas na formação superior em Dança no Brasil. Interesses na pesquisa: a formação em artes na universidade brasileira; corporalidades não-eurocêntricas na formação do artista da dança; processos cognitivos do corpo cênico; educação somática; sustentabilidade das culturas tradicionais.

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Publié-e

2022-03-25

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FALKEMBACH, M.; BAPTISTA CARLE, C.; LEITE DOMENICE, E. Epistemologias afrocentradas na academia: desafios de um concurso para docente em dança. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 7, n. 2, p. 313–352, 2022. DOI: 10.5216/ac.v7i2.70438. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/70438. Acesso em: 23 déc. 2024.

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