CORPO EM PROCESSO CRIATIVO SEMPRE

Autori

  • Maria Ângela de Ambrosis Pinheiro Machado Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v6i1.63167

Abstract

Este artigo versa sobre o estudo do corpo e  suas práticas somáticas e expressivas na pesquisa das artes da cena. Seu objetivo é o estudo o processo criativo do espetáculo “Não posso esqu cer”, estreado em novembro de 2016, em Goiânia-GO. Os estudos do corpo e suas expressividades (sob a base da abordagem do Body-Mind Centering®) foram as práticas subsidiárias dos processos de criação, ensaio e apresentação do espetáculo em questão. O resultado do processo de pesquisa culminou em um espetáculo cênico realizado junto a uma árvore gameleira. O estudo deste processo criativo permite investigar alguns aspectos que configuram hoje a estética do teatro contemporâneo e da performance do ponto de vista do corpo do ator, refletindo acerca da diluição das fronteiras das artes.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Maria Ângela de Ambrosis Pinheiro Machado, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil.

Professora Associada da Escola de Música e Artes Cênicas /UFG. Doutora em Comunicação e Semiótica peal PUCSP. Atrtiz, palhaça, pesuqisdora da linguaem teatral - corpo e suas expressividades; Educadora do Moviemtno Somático pela School of Body Mind Centering (USA).

Riferimenti bibliografici

BOLSANELLO, Debora Pereira (org.) Em pleno corpo: educação somática, movimento e saúde. Curitiba (PR): Juruá editora, 2009.
BONFITTO, Matteo. Entre o ator e o performer. São Paulo: Perspectiva, 2013.
COHEN, Bonnie Bainbridge. Sentir, perceber e agir. Trad. Denise Bolanho. São Paulo: Edições Sesc, 2015.
DAMÁSIO, Antônio. O mistério da consciência. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
ESTÈS, Clarisse Pinkola. Mulheres que correm com os lobos. São Paulo: Marcador, 2016.
FERNANDES, Ciane. Dança Cristal: da Arte do Movimento à Abordagem Somático-Perfomativa. Salvador BA: EDUFBA, 2018.
FERNANDES, Silvia. Teatralidade contemporâneas. São Paulo: Perspectiva Fapesp, 2010.
FÉRAL, Josette. Além dos limites: teoria e prática do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2015.
GREINER, Christine. Fabulações do corpo japonês. São Paulo: N-1 Edições, 2017.
KATZ, Helena; GREINER, Christine (org.). Arte e Cognição: corpomídia, comunicação, política. São Paulo: Annablume, 2015.
MEIRELLES, Cecília. Poemas escritos na Índia. Rio de Janeiro: Global, 2014.
PEIRCE, Charles Sanders. Semiótica e Filosofia. São Paulo, Cultrix, 1975.
––––––. Semiótica. São Paulo, Perspectiva, 1995.
RICOUER, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Trd. Alain Fraçois. Campinas(SP): ed. Unicamp,2008.
RODRIGUES, Dinah. Yogaterapia hormonal. São Paulo (SP): JCR, 2013.
SANTAELLA, Lúcia. Teoria Geral dos Signos – Semiose e Autogeração. São Paulo, Ática, 1995.

Pubblicato

2020-07-25

Come citare

PINHEIRO MACHADO, M. Ângela de A. CORPO EM PROCESSO CRIATIVO SEMPRE. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 6, n. 1, 2020. DOI: 10.5216/ac.v6i1.63167. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/63167. Acesso em: 24 nov. 2024.