CORPO EM PROCESSO CRIATIVO SEMPRE
DOI :
https://doi.org/10.5216/ac.v6i1.63167Résumé
Este artigo versa sobre o estudo do corpo e suas práticas somáticas e expressivas na pesquisa das artes da cena. Seu objetivo é o estudo o processo criativo do espetáculo “Não posso esqu cer”, estreado em novembro de 2016, em Goiânia-GO. Os estudos do corpo e suas expressividades (sob a base da abordagem do Body-Mind Centering®) foram as práticas subsidiárias dos processos de criação, ensaio e apresentação do espetáculo em questão. O resultado do processo de pesquisa culminou em um espetáculo cênico realizado junto a uma árvore gameleira. O estudo deste processo criativo permite investigar alguns aspectos que configuram hoje a estética do teatro contemporâneo e da performance do ponto de vista do corpo do ator, refletindo acerca da diluição das fronteiras das artes.
Téléchargements
Références
BONFITTO, Matteo. Entre o ator e o performer. São Paulo: Perspectiva, 2013.
COHEN, Bonnie Bainbridge. Sentir, perceber e agir. Trad. Denise Bolanho. São Paulo: Edições Sesc, 2015.
DAMÁSIO, Antônio. O mistério da consciência. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
ESTÈS, Clarisse Pinkola. Mulheres que correm com os lobos. São Paulo: Marcador, 2016.
FERNANDES, Ciane. Dança Cristal: da Arte do Movimento à Abordagem Somático-Perfomativa. Salvador BA: EDUFBA, 2018.
FERNANDES, Silvia. Teatralidade contemporâneas. São Paulo: Perspectiva Fapesp, 2010.
FÉRAL, Josette. Além dos limites: teoria e prática do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2015.
GREINER, Christine. Fabulações do corpo japonês. São Paulo: N-1 Edições, 2017.
KATZ, Helena; GREINER, Christine (org.). Arte e Cognição: corpomídia, comunicação, política. São Paulo: Annablume, 2015.
MEIRELLES, Cecília. Poemas escritos na Índia. Rio de Janeiro: Global, 2014.
PEIRCE, Charles Sanders. Semiótica e Filosofia. São Paulo, Cultrix, 1975.
––––––. Semiótica. São Paulo, Perspectiva, 1995.
RICOUER, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Trd. Alain Fraçois. Campinas(SP): ed. Unicamp,2008.
RODRIGUES, Dinah. Yogaterapia hormonal. São Paulo (SP): JCR, 2013.
SANTAELLA, Lúcia. Teoria Geral dos Signos – Semiose e Autogeração. São Paulo, Ática, 1995.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Revista Arte da Cena utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Arte da Cena o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution Non Commercial.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista Arte da Cena.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista Arte da Cena são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista Arte da Cena.