CUERPO EN PROCESO CREATIVO SIEMPRE

Autores/as

  • Maria Ângela de Ambrosis Pinheiro Machado Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v6i1.63167

Resumen

Este artigo versa sobre o estudo do corpo e  suas práticas somáticas e expressivas na pesquisa das artes da cena. Seu objetivo é o estudo o processo criativo do espetáculo “Não posso esqu cer”, estreado em novembro de 2016, em Goiânia-GO. Os estudos do corpo e suas expressividades (sob a base da abordagem do Body-Mind Centering®) foram as práticas subsidiárias dos processos de criação, ensaio e apresentação do espetáculo em questão. O resultado do processo de pesquisa culminou em um espetáculo cênico realizado junto a uma árvore gameleira. O estudo deste processo criativo permite investigar alguns aspectos que configuram hoje a estética do teatro contemporâneo e da performance do ponto de vista do corpo do ator, refletindo acerca da diluição das fronteiras das artes.

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Biografía del autor/a

Maria Ângela de Ambrosis Pinheiro Machado, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil.

Professora Associada da Escola de Música e Artes Cênicas /UFG. Doutora em Comunicação e Semiótica peal PUCSP. Atrtiz, palhaça, pesuqisdora da linguaem teatral - corpo e suas expressividades; Educadora do Moviemtno Somático pela School of Body Mind Centering (USA).

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Publicado

2020-07-25

Cómo citar

PINHEIRO MACHADO, M. Ângela de A. CUERPO EN PROCESO CREATIVO SIEMPRE. Arte de la Escena, Goiânia, v. 6, n. 1, 2020. DOI: 10.5216/ac.v6i1.63167. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/63167. Acesso em: 19 may. 2024.