Trajetórias de um Processo de Criação: Encontros, Impulsos Criativos e Reverberações

Auteurs-es

  • Marlini Dorneles de Lima Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil https://orcid.org/0000-0003-2528-7645
  • Renata de Lima Silva Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil

Résumé

Este artigo apresenta uma reflexão acerca da investigação cênica e performance do trabalho “Entre raízes, corpos e fé”, em que se investigou poéticas para a cena da dança na contemporaneidade, pautada em matrizes estéticas presentes nos saberes e fazeres tradicionais das mulheres do cerrado e no cotidiano de seus corpos. Para isso, apresenta algumas itinerâncias percorridas pelas artistas pesquisadoras no processo de criação, considerando a potência do encontro, das corporeidades e das abordagens estéticas construídas na trajetória de pesquisa do Núcleo Coletivo 22.

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Bibliographies de l'auteur-e

Marlini Dorneles de Lima, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil

MARLINI DORNELES DE LIMA é professora do curso de Dança da Universidade Federal de Goiás - UFG, e doutoranda do Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade de Brasília - UnB. É membro do Núcleo de Pesquisa e Investigação Cênica Coletivo 22, e mestre pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, com pesquisa acerca da composição coreográfica, sob olhar fenomenológico. Seus estudos e pesquisas enfocam a dança, os processos de criação, a cultura popular e a educação. Como bailarina dançou na Companhia Cubadanza (RS), sob direção de Niurka Naranjo Saá, e na Dancidade Cia de Dança (RS).

Renata de Lima Silva, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil

RENATA DE LIMA SILVA é mestre e doutora em Artes pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, professora do curso de Dança da Universidade Federal de Goiás - UFG e coordenadora (líder) do Núcleo de Pesquisa e Investigação Cênica Coletivo 22. Sua pesquisa de doutorado Corpo Limiar e Encruzilhadas: Capoeira Angola e Sambas de Umbigada no Processo de Criação em Dança Brasileira Contemporânea foi realizada através do programa de Doutorado Sanduíche (CAPES), com intercâmbio na Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa (Portugal). É também membro do Grupo Terreiro de Investigações Cênicas: Teatro, Rituais, Brincadeiras e Vadiagens, e capoerista do Centro de Capoeira Angola Angoleiro Sim Sinhô.

Références

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Publié-e

2015-12-31

Comment citer

LIMA, M. D. de; SILVA, R. de L. Trajetórias de um Processo de Criação: Encontros, Impulsos Criativos e Reverberações. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 2, n. 1, p. 69–82, 2015. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/39286. Acesso em: 21 nov. 2024.

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